sexta-feira, setembro 09, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 81




















Em Lisboa, machos, fêmeas e homens efeminados atacavam quem por, eles passasse, exibindo os atributos físicos, prometendo coisas que só eles e elas sabiam fazer. E logo marinheiros duros, com a pele gretada pelo sol e pelo sal, de quem ninguém suspeitava, caiam de súbito nos braços de um moço imberbe, de cara pintada e longas pestanas, enquanto, ao lado, o companheiro, igualmente rude, se abraçava a duas gorduchas soldadeiras e se juntava aos primeiros num beco, onde se consumava mais uma orgia indecorosa.

Aquela confusão geral, primitiva e enjoativa, gerara em Mem uma sensação próxima da repugnância. Pela primeira vez, aquele almocreve sempre bem sucedido rejeitou os avanços de muitas matronas, que ao verem-no, bonito e bem constituído, se multiplicavam em abraços, dando a entender que p queriam com um desespero amoroso exagerado, que lhe soava ridículo para depois da recusa o ofenderem com os seus protestos, antes de partirem, fugazes, ao assalto do próximo macho disponível.

Mulher rejeitada vai-se zangada...

A Almedina inteira crepitava neste frenesim, entre o comércio dos bens e dos corpos e fora talvez por isso que Mem não avançara mais nos seus inquéritos sobre Sohba, pois ninguém lhe respondia não estando ele disponível para que o provassem a baixo preço.

Perguntara inúmeras vezes aos comerciantes, aos moradores mais antigos, aos religiosos e aos curandeiros, mas depressa descobriu que a maioria estava ali de passagem, não permanecia mais de uns meses, um ano no máximo, por isso nada sabiam.

Desanimado, nessa primeira ida a Lisboa, rumava ao casebre em que se instalara, à porta do qual deixara a carroça, decidido e regressar a Santarém.

As ruas continuavam pejadas de uma turba façanhuda e inquieta, por mais de uma vez tivera de se desviar para evitar escaramuças com um mineiro trôpego incomodado por ver uma escrava a publicitar-se a Mem.

Muito encontrão dá confusão...

Em Lisboa, não se viam soldados para manter a ordem e nas ruas imperava a lei do mais forte. Embora existisse um conselho de anciãos mouros e também um bispo moçárabe, a cidade não tinha wali nomeado pelo califa Ali Yusuf e vegetava num limbo anárquico.


Site Meter