sexta-feira, outubro 28, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 105





















O eco desta violenta frase de Elvira Peres de Trava assombrou a parte inicial da viagem daquela pequena comitiva formada por Pêro Pais, Gonçalo de Sousa e Chamoa.

Só ao final do dia, quando pararam para pernoitar é que Gonçalo de Sousa se aproximou do desconfiado Pêro Pais, dizendo-lhe que não ligasse aos ditos infames da avó, que faria tudo para impedir um casamento entre Chamoa e Afonso Henriques.

A língua das mulheres é mais perigosa do que as nossas espadas.

Incapaz ainda de avaliar tão judiciais ditos, o rapaz só se interessou quando Gonçalo lhe pediu que descrevesse a batalha de Tui.

A dado momento, Pêro Pais referiu que o cavalo asturiano do príncipe se recusou a continuar, o que levou Gonçalo a exclamar.

 - Foda-se, que besta mais idiota!

O petiz riu-se mas Chamoa avisou o nosso amigo que não falasse assim e pouco depois levou o filho para o quarto de hóspedes onde se tinham instalado.

Na manhã seguinte e pelo caminho, Gonçalo soltou mais palavrões e todos galhofaram, especialmente quando passaram por braga, onde o nosso amigo os alertou de que não visitassem o arcebispo Paio Mendes.

Se vos vê, esse velho insuportável vai mandar-vos dar duas voltas à Sé de Braga, ajoelhados e em penitência!

Depois de tanto tempo fechados naquele buraco em Tui, o espírito folgazão do nosso amigo estava a regressar e eu fui o primeiro a senti-lo quando a pequena comitiva chegou a Guimarães.

- Então, tudo espeta? - perguntou Gonçalo.

Abraçamo-nos e congratulei-me com a sua libertação, tal como Maria Gomes, meu pai e Teresa de Celanova, aliás os únicos presentes, pois Afonso Henriques na ânsia de esquecer as derrotas no norte, partira para o sul com Peres Cativo e meu tio Ermígio.

Embora decepcionada com a ausência do seu amado, a minha cunhada ficou feliz por rever a irmã e conhecer os nossos dois filhos mas enxofrou-se de imediato quando soube que Elvira Gualter, a normanda, esperava outra criança de Afonso Henriques.

Como é que ela emprenha tão depressa?

Ao vê-la em tal perturbação, Teresa de Celanova inquiriu-a:

 - Continuais a amar o príncipe?

Chamoa confessou que assim era, por causa disso há mais de dois anos não dormia com homem algum.

Já esqueci, já esqueci!

Depois relatou a sua prisão na masmorra e a ameaça mortal do Trava, narrativa que Gonçalo confirmou com um aceno de cabeça, mas tentou prontamente ignorar, ao perguntar-me curioso:


 - E a minha Zaida, onde está? 

Site Meter