quarta-feira, outubro 26, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 104





















Um dia depois da estrondosa vitória que obtivera, o Trava deixou Tui à frente dos seus homens e antes de partir ordenou que Gonçalo ficasse nas masmorras, mas que Chamoa fosse fechada à chave no seu quarto, em situação idêntica à de Gomes Nunes.

Elvira Peres de Trava, agora a única senhora do Castelo de Tui, limitou-se a fornecer pão e água ao marido à filha e a Gonçalo, e esta inútil e estúpida vingança só terminou quando às portas da capital do Condado de Toronho, se apresentou, sozinho, o filho mais velho de Chamoa, Pêro Pais que pedira ao príncipe de Portugal que o deixasse voltar a Tui e, para grande espanto de todos, fez bem mais do que nós.

Os poucos soldados que lá permaneciam deviam lealdade a Gomes Nunes e gostavam daquele corajoso petiz, informando-o que o avô e a mãe continuavam encerrados nos respectivos aposentos.

O esperto menino pediu então que o levassem à presença do avô, sem que a avó Elvira o soubesse. Divertidos com a sua vivacidade, os soldados fizeram-no entrar discretamente na alcáçova.

Mao o viu aparecer no quarto, Gomes Nunes emocionou-se e abraçou o neto, que logo o incentivou a retomar o castelo.

Minha avó não manda aqui! -  afirmou pêro Pais.

Porém, Gomes Nunes, mostrou-se relutante. A estocada maldosa que encaixara, ao saber que Elvira se envolvera com o Velho, atingira-lhe o amor próprio.

- De que lhe valia mandar em Tui? De ali a tempos, lá voltariam os Trava, os leoneses de Afonso VII, o insuportável Gelmires ou o enérgico Afonso Henriques, para lhe invadirem o território! E, sobretudo, para quê lutar contra a sua própria mulher?

 - É ela quem cozinha, pode envenenar-me – murmurou temeroso.

De súbito, ouviu-se um ruído agitado e pela porta do quarto entrou Elvira Peres de Trava que não se espantou ao ver o neto ali.

- Sempre é verdade, haveis chegado!

Como o menino a ignorou, a irritada mãe de Chamoa perguntou-lhe:

 - Não saudais a vossa avó?

Pêro Pais olhou-a finalmente e declarou:

 - Vim libertar o meu avô e a minha mãe.

Entusiasmado com a firmeza do neto, logo ali Gomes Nunes deu ordem aos soldados que as cumpriram para grande fúria de Elvira Peres de Trava, tendo esta desatado numa berraria feminina que é normalmente sinal de derrota e de nada lhe serviu pois Chamoa e Gonçalo foram libertados.

Na manhã seguinte depois de um longo e repousante sono, a minha cunhada avisou que partiria imediatamente para Guimarães.

Vou convosco -  anunciou Pêro Pais.

Ao ouvi-lo Chamoa hesitou mas ao ouvir sua mãe, que era má e por isso perspicaz, logo se intrometeu, alegando que os outros netos ficavam bem com ela.

 Ainda ressentida, Chamoa enervou-se:

 - E quem vos pediu opinião?

A espevitada matrona, com um sorriso malicioso, logo soltou mais um pouco do seu veneno:

- Querem mesmo ir sozinhos, a prisão juntou-os...

Chamoa preparava-se para responder-lhe com ferocidade, mas Gonçalo percebeu o perigo daquela intriga maliciosa e declarou:

- Lançar falsos testemunhos é pecado grave!

Obviamente, Elvira Peres de Trava andava nisto há muito tempo e limitou-se a murmurar nova insinuação:

 - Um jarrinho de vinho faz milagres!

Para terminar de vez com a intrigalhada, Chamoa cedeu e informou a famílias de que Pêro Pais iria com ela! Dito isto, despediu-se dos outros três filhos e do pai, enquanto a progenitora lhe gritava:

 - Vê lá se ides prenha outra vez para Guimarães

Site Meter