quarta-feira, novembro 30, 2016

A imagem do homem que vai mandar no mundo...
Vitória do Trump?

















Os americanos estão progressivamente a tomarem consciência de que elegeram para Presidente um homem desqualificável, muito pouco recomendado para um cargo de tanta responsabilidade, não só para a América como também para o mundo e, vai daí, começaram a recontar os votos na esperança de se terem enganado.

Aquele homem de melena loura, perito em espectáculos de Concursos de Beleza feminina para Miss Universo, vai mesmo ser Presidente da América e alterar as conjunturas e equilíbrios em que a política mundial assenta, rodeado de eminências pardas conhecidas pelas suas ideias conservadoras, reaccionárias e religiosas.

As elites americanas estão de “cara à banda”. Muitas destas pessoas não pensaram que este candidato populista, meio tresloucado, dizendo disparates como esse de construir um muro para separar os EUA do México, pudesse vir a atrair o voto de desempregados, descontentes, zangados mesmo com as pessoas do “sistema”, sem confiança no futuro, para si e os seus filhos, de forma a sair vitorioso nas eleições.

Agora, contam e recontam os votos mas o mal está feito e o mundo, todos nós, vamos sentir-lhe as consequências, a vingança está em curso...!

Trump ganhou porque na América pode-se ser eleito Presidente mesmo com 2 milhões de votos a menos que o adversário porque as coisas não funcionam com base  no sistema um homem um voto, como nos países europeus.

Os Estados Unidos são uma República Federal Presidencialista. Ao nível Federal, do País como um todo, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente que é eleito por um Colégio Eleitoral, o Poder Legislativo pertence ao Congresso e o Judiciário aos Tribunais.

Cada Estado elege ainda o seu próprio Governador que é o Chefe do Executivo e um Congresso.

Embora a Constituição americana, curiosamente, não mencione, sequer, a existência de partidos políticos, toda e qualquer decisão política no país, desde a votação de uma emenda no Congresso até à eleição de um Presidente, está vinculada ou ao Partido Republicano ou ao Partido Democrata.
Os primeiros são mais conservadores do ponto de vista político, institucional, da moral e dos costumes, ao passo que os segundos possuem maior preocupação relativamente aos problemas sociais e aos Direitos Humanos.
Trump, é já o 5º candidato que é eleito Presidente perdendo o voto popular.

Trump ganhou em três Estados: Wiscosin, Pensilvânia e Michigan com margens muito pequenas que, por isso, estão a ser objecto de recontagem mas, com quase toda a certeza, o “mal já está mesmo feito”... e a  Hillary Clinton só lhe resta tentar daqui a quatro anos.

Site Meter