quarta-feira, novembro 02, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)



Episódio Nº 106



















Só Maria reparou na inquietação ligeira da irmã, enquanto eu respondia que as princesas mouras continuavam presas em Coimbra.

Relembrei que meu tio Ermígio as desejava trocar pela relíquia sagrada, o que exaltou Gonçalo.

Para que queremos mais relíquias? Já há tantas por aí em Compostela e em Braga. Se não encontrarem a do conde Henrique manda-se vir outra da Terra Santa! – depois, com entusiasmo acrescentou – Zaida é que só há aquela.

Chamoa não se riu e ainda mais séria ficou quando entrou na sala Elvira Gualter, a companheira do príncipe de Portugal. A normanda aproximou-se de minha cunhada e saudou-a. Ao ver também Gonçalo, exclamou:

 - Olha o gabarolas!

Gonçalo ia zangar-se mas a normanda não o deixou, abraçando-o.

- Pedi por vós aos meus deuses!

Ele fingiu-se surpreendido e perguntou erguendo uma sobrancelha:

- Haveis pensado em mim, bela Viking?

A visada respondeu de pronto:

 - Ó maroto, estou grávida do príncipe!

Para tranquilizar a enervada Chamoa, a normanda perguntou-lhe se queria ir ver o quarto que lhe estava destinado e Maria Gomes acompanhou-as.

Já no aposento, Elvira sentou-se na beira da cama e incentivou as outras a fazê-lo também. A medo, de certo modo surpreendida com aquele à vontade, Chamoa colocou-se em frente da rival, mas do outro lado da cama, enquanto Maria permanecia de pé.

Demonstrando um desejo de pacificação, Elvira Afirmou:

 - Sei bem o quanto Afonso Henriques vos ama e ficai sabendo que isso não me incomoda nem um pouco!

Chamoa abriu os olhos, espantada.

Ela não tem ciúmes?

Com um sorriso límpido, Elvira garantiu que seria mãe de duas crianças e estaria sempre disponível para Afonso Henriques, mas não para contrair matrimónio.

Vós é que deveis casar com ele – disse a Chamoa.

A minha cunhada sorriu pela primeira vez.

Afinal, gosta dela.

Com a cumplicidade feminina que rapidamente se gera entre as mulheres, Chamoa confessou as suas dúvidas, não sobre o amor ao príncipe, mas sobre o dele para ela.

Ele ama-vos, acreditai – insistiu Elvira – Mas...

Suspirou fundo e, de olhos a brilharem de alegria, declarou:


 - Afonso Henriques é extraordinário, irá ser um grande rei! Os meus deuses revelaram-mo! Daqui a mil anos ainda se falará sobre este nosso rei, as suas conquistas farão eco na eternidade!

Site Meter