segunda-feira, janeiro 30, 2017

Trudeau, Chefe do Governo do Canadá
Quem vê caras...















“Quem vê caras não vê corações”, diz o povo e às vezes é verdade, no aspecto em que atrás de bonitas caras nem sempre se escondem bonitas pessoas...

Digo isto, a propósito do Chefe do Governo canadiano, Justine Trudeau, um “rapaz” bonito e simpático, de 45 anos, cuja fotografia apareceu no meu jornal ao lado da mulher e dos 3 filhos,  e que afirmou:

- “Aos que fogem da perseguição da guerra, fiquem a saber que o Canadá vos acolherá independentemente da vossa fé. A diversidade é a nossa força. Benvindos ao Canadá”.


Por outro lado, o Presidente americano, Trump, com aquela enorme carantonha encimada pela melena ridícula e pirosa, com ar de superioridade e prepotência, decidiu suspender durante 90 dias a entrada nos EUA de cidadãos naturais de sete países de maioria muçulmana e por 120 dias a entrada de refugiados, incluindo pessoas que regressavam de visitas aos seus familiares nos países de origem e que, obviamente, já viviam nos EU, num atropelo flagrante e vergonhoso à Constituição e leis do país.

Decisão desumana que não leva em linha de conta os sentimentos das pessoas que são desprezadas por um homem soberbo, - que vai cair na consciência de quantos, incautamente, lhe deram o voto - , e que nada mais vê para além dos seus interesses de homem de negócios.

Neste momento, os americanos devem sentir inveja dos seus vizinhos canadianos, uns e outros nascidos em países onde, “há um par de anos” atrás nada mais existia do que as populações originárias de índios, mais os bisontes e os ursos, animais representativos da fauna daquelas regiões.

Países de imigração, forjados, um e outro, em pessoas oriundas da Europa e de todo o mundo, gente perseguida da política, da religião e da fome, uns aventureiros, mas tudo gente corajosa que agora se vê detida por um fulano racista e xenófobo, necessariamente mal-formado, que em nada reproduz o tipo americano.

Prometi a mim próprio que nunca visitaria a América como “represália” por terem morto Lutter King e John Keneddy. Agora, depois de elegerem Trump para Presidente, uma vergonha de personalidade, a minha vontade é mesmo "bater-lhes”, por muitas manifestações de rua que façam em todo o país a dizerem que não, que aquele não é o presidente deles.

Eu sei que a mesma democracia que o trouxe o levará daqui a 4 anos mas já pensaram na geração que nasceu com a 2ª GGM ter de esperar esse tempo todo?...

Site Meter