sábado, janeiro 21, 2017

Resultado de imagem para o perigo chinêsTrump 

contra a

“carnificina”...










Nestas coisas da política, pelo menos em termos de discursos, vale tudo mesmo que seja à custa do mais elementar bom senso dos destinatários.

Trump fez um discurso de posse e perante os presidentes dos últimos 40 anos, exceptuando Reagan, já falecido em 2004 e Bush pai, que não assistiu por estar doente, teve o desplante de afirmar que os triunfos deles não foram os triunfos do povo anunciando até ter chegado, com ele, o fim da carnificina a que os americanos têm estado sujeitos com os presidentes anteriores e de quem ele os vem salvar.

Perdeu-se um bom momento para um acidente diplomático histórico se, pelo menos alguns ex- presidentes, tivessem abandonado a cerimónia.

Se acrescentarmos que estas palavras pertencem a um candidato eleito que é milionário e que nomeou para o seu governo, para além de generais, outros milionários como ele, não sobra nenhum respeito pelos cidadãos.

Há quem seja de opinião que a vitória de Trump é filha do medo, o medo dos outros, do desconhecido, da mudança tecnológica e, vai daí, em vez de elegerem um Presidente escolhem um patrão que lhes ofereça alguma segurança contra a ameaça de desemprego...

Com estes “estados de espírito” os discursos populistas são como manteiga em focinho de cão, lambidos até à ultima gota. Nada há de mais perigoso do que pessoas acossadas e medrosas que quanto mais receiam mais se expõem.

O medo é útil, ao longo da história da humanidade ter-nos-á salvo muitas vezes a vida mas agora os riscos que se correm exigem discernimento em vez de medo.

O mal está feito, Trump foi eleito e de certeza iremos sofrer mas não aprender com as consequências das suas decisões enquanto presidente e futuro iremos eleger outro Trump qualquer que nos apareça e eu ainda sou do tempo daquele que era pequenino e usava um ligeiro bigode...

Podemos julgar que a humanidade tem o futuro garantido dado o equilíbrio de forças que se anulam, mas não tem. A China representa hoje um novo poder, comercial e militar, o que torna estes homens, grandes, loiros e de melena, que nos caem como moscas na sopa, representarem um enorme perigo.

Site Meter