sexta-feira, abril 14, 2017

Esteban GONZÁLEZ PONS
Esteban Gonzales Pons
Um discurso perdido, ou talvez não, de um euro-deputado 

espanhol contra o Brexit dos ingleses















É um belíssimo discurso de um eurodeputado espanhol que ia passando despercebido porque a sala do respectivo parlamento já estava quase vazia. A tradução é aproximada e começa pela delimitação da Europa:

 - “a Norte pelo populismo e ao Sul pelos refugiados afogados no mar. A Leste pelos tanques de Putin. A Oeste pelo muro de Trump. No passado, com a guerra. No futuro, com o Brexit.

A Europa está hoje mais só do que nunca mas os seus cidadãos não o sabem. Mas a Europa é, todavia, a melhor solução e nós não sabemos como explicar isso aos nossos cidadãos.

A globalização ensina-nos hoje que a Europa é inevitável, não há alternativa. Mas o Brexit também nos diz que a Europa é reversível e podemos recuar na história. Apesar de saber que fora da Europa faz muito frio.

O Brexit é a decisão mais egoísta que se tomou desde que Winston Churchill salvou a Europa com o sangue, suor e lágrimas dos ingleses. Dizer Brexit é a forma menos solidária de dizer adeus.

A Europa não é um mercado. É a vontade de vivermos juntos. Deixar a Europa não é deixar um mercado. É deixarmos os sonhos que partilhamos. Podemos ter um mercado comum mas se não temos sonhos comuns, não temos nada.

A Europa é a paz que veio depois da guerra. A europa é o perdão entre franceses e alemães. A Europa é o regresso à liberdade da Grécia, da Espanha e de Portugal.

A Europa é a queda do muro de Berlim. A Europa é o fim do comunismo. A Europa é o Estados Social é a democracia.

A Europa é os direitos fundamentais.

- Podemos viver sem tudo isto? – Podemos desistir de tudo isto?

- Por um mercado vamos deixar para trás tudo isto?

A União Europeia é a única primavera que o nosso continente viveu em toda a sua história.

Eu sei que os tempos não estão para estes arrebatamentos emocionais. Que o pragmatismo e o cinismo parecem sempre mais inteligentes. Pois sabem que mais: que se lixe!

Gostava que muitas pessoas refletissem nestas palavras.

1 Comments:

Blogger DC said...

Achei fenomenal, é isso mesmo!

julho 13, 2017  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter