domingo, dezembro 26, 2010

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº76 SOB O TEMA:


“A EVANGELIZAÇÃO DA AMÉRICA”




A Cruz veio com a Espada

Durante a conquista da América e dos séculos de colonização espanhola e portuguesa em terras americanas houve duas posturas face às culturas e religiões indígenas na América.

Uma de total rejeição com campanhas para estripar as idolatrias, eliminar santuários, abolir ritos e costumes e satanizar a experiência cosmológica de Deus.

A outra, que consistiu na substituição calculada dos elementos religiosos autóctones por elementos cristãos mais ou menos equivalentes: livros sagrados, festas, espaços, ritos, imagens…

Partindo de uma ou outra postura, cometeram-se abusos de todo o tipo e crimes horrendos. A cruz veio com a espada e atrás da espada estava a ambição do ouro e da prata, de terras e de poder, dos conquistadores e dos colonizadores… e isto mancha todo o processo de cristianização do continente americano o mesmo sucedendo nos processos mais recentes de colonização do continente africano no qual a “evangelização” cristã e a rejeição das religiões e espiritualidades africanas foi ampliada pelo despojo, a exploração e o genocídio.

De uma forma sintética e lúcida o Bispo Desmond Tutu expressou o que pensava através das seguintes palavras:

- “Vieram. Eles tinham a Bíblia e nós as terras. E disseram-nos: fechem os olhos e rezem. E quando abrimos os olhos eles tinham as terras e nós a Bíblia.”

Site Meter