segunda-feira, fevereiro 28, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTRVISTA Nº83 SOB O TÍTULO:
“OS JUDEUS MATARAM CRISTO?” (6)

"Os judeus": Um Equívoco


Segundo a Associação Amizade Judaico-Cristã Europeia, criado após a Segunda Guerra Mundial e dos horrores do Holocausto, o uso generalizado do termo "judeus", 71 vezes no Evangelho de João, muito mais do que nos outros três evangelhos, tem contribuído para o anti-semitismo cristão. O Evangelho de João foi escrito quando a tensão entre as comunidades cristãs e as comunidades judaicas estavam prestes a causar uma ruptura definitiva.
Uma comissão de teólogos judeus, católicos e protestantes avaliaram esta opinião, afirmando que o uso do termo "judeus" leva, no mínimo, causar confusão, porque às vezes é usado para se referir às autoridades religiosas de Israel, outras vezes povo inteiro e outras ainda os habitantes da Judeia, por contraposição aos da Galileia do Norte.


A comissão propôs que, pelo menos nos textos litúrgicos da Semana Santa cristã, sejam utilizados outros termos. Por exemplo, em vez de: “Há muito tempo que os judeus queriam apedrejar (João 11,8)”… dizer: “recentemente as pessoas da Judeia queriam apedrejar.”


Os fundadores desta associação comprometeram -se a evitar o uso da palavra “judeu” no sentido exclusivo de "inimigos de Jesus” ou para designar todo o povo judeu.

Site Meter