segunda-feira, março 07, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 83 SOB O TEMA:

“OS JUDEUS MATARAM JESUS?” (12)

JESUS NO TALMUD - UM PROFESSOR


O Judaísmo começou a tomar forma cerca de cinco séculos antes de Jesus, mas foi criado e desenvolvido séculos depois do Templo de Jerusalém ter sido destruído e depois, também, de se ter terminado o Talmud.

O Talmud é o texto central do judeísmo rabínico e só perde em importância para a Bíblia hebraica. Ele recolhe a interpretação, especialmente os comentários da Torá (cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco) de professores e rabinos de diferentes escolas a partir do século II AC ao século V DC e durante a diáspora judaica.

Para conhecer o Judaísmo não é suficiente conhecer a Bíblia como muitos cristãos acreditam. É essencial saber o Talmude, a lei judaica oral.

No Talmud fala-se de Jesus como um professor que criou sua própria escola e teve discípulos. O Talmud foi censurado pela igreja cristã em 1123, retirando tudo o que lá estava dito sobre Jesus. Por isso, os judeus de hoje não encontram, nas edições actuais do Talmud tais referências e poucos sabem que o Talmud via em Jesus um personagem positivo.

Não está entre os judeus que rejeitam Jesus, o grande cientista Albert Einstein, que escreveu nas suas reflexões:

- “Na moral poderosa da tradição do povo judeu é claro que "servir a Deus" é o mesmo que "servir os seres vivos." E esse é o tema da luta dos melhores filhos do povo judeu, especialmente os profetas e Jesus... Em Jesus há uma doutrina capaz de curar a humanidade de todos os males sociais”.

Site Meter