sexta-feira, abril 22, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 90 SOB O TEMA:



“VIEMOS DOS MACACOS?” (6)




Criacionismo Design Inteligente



À luz do desenvolvimento da ciência, o evolucionismo foi ganhando terreno e o criacionismo tornou-se insustentável. Com o avanço do fundamentalismo bíblico, tanto entre católicos como protestantes o criacionismo na década de 90 decidiu mudar de estratégia e é agora chamado "design inteligente".

Apresentando-se como uma proposta científica, esta nova forma de criacionismo afirma que a origem e a evolução do universo, da vida e dos seres humanos são o resultado de acções racionais tomadas deliberadamente e com objectivos definidos por um agente inteligente.

O movimento do “Design Inteligente” surgiu nos EUA e ali tem sido desenvolvido com maior vigor. A crescente influência das igrejas evangélicas que promovem a leitura literal da Bíblia e o fanatismo religioso espalharam para outros países a proposta do “Design Inteligente”.

Dentro da Igreja Católica também se fazem ouvir algumas afirmações que parecem favorecer esta teoria nada científica.

Para contrapor à Teoria da Evolução (hoje, uma verdade científica e não propriamente uma Teoria) pode consultar-se detalhadamente o “Design Inteligente” na enciclopédia online Wikipedia.


Criacionismo "Design Inteligente"

À luz do desenvolvimento da ciência o evolucionismo foi ganhando terreno e o criacionismo tornou-se insustentável. Com o avanço do fundamentalismo bíblico, tanto entre católicos como protestantes o criacionismo na década de 90 decidiu mudar de estratégia e agora é chamado "design inteligente". Partindo de uma proposta dita "científica", esta nova forma de criacionismo afirma que a origem e a evolução do universo, da vida e dos seres humanos são o resultado de acções racionais tomadas deliberadamente e com objectivos definidos por um agente inteligente.

O movimento do "Design Inteligente" surgiu nos EUA onde tem sido desenvolvido com maior vigor. A crescente influência das igrejas evangélicas que promovem a leitura literal da Bíblia e do fanatismo religioso espalharam a outros países a proposta do Design Inteligente. Dentro da Igreja Católica também tem algumas afirmações que parecem favorecer esta teoria postula científico.

Para conhecer em resumo detalhado a teoria da evolução como atualmente a apresenta o Design Inteligente é procurar a enciclopédia online Wikipedia.


O Risco do Criacionismo

Paralelamente à disseminação da proposta de “projecto científico" do Design Inteligente, o Criacionismo continua a lutar por criar raízes na consciência das gerações futuras, especialmente em os EUA.

Em 2007, apenas 26% dos norte-americanos aceitavam a Teoria da Evolução e 65% defendiam o criacionismo bíblico ensinado nas escolas juntamente com a Evolucionismo. Aceitar o Criacionismo ou o "design inteligente" tem consequências políticas muito graves: apenas um terço dos americanos acreditam que o governo deve tomar medidas para travar a mudança climática. Pensam assim porque para as questões de escala planetária elas estão apenas nas mãos do Deus criador, o designer inteligente ... e este é o grande risco.

Site Meter