sábado, abril 30, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 91 SOB O TEMA:


“DEBATE COM O PAPA”




O Palco do Debate

A Capela Sistina é um dos tesouros de arte mais famosa do Vaticano. Foi construído entre 1471 e 1484 durante o papado de Sisto IV, daí seu nome. Essa é a sala onde se realiza o conclave para eleger os papas e onde se realizam cerimónias oficiais, como a coroação de papas eleitos. Os frescos de Miguel Ângelo, incluindo o Juízo Final, dão-lhe um valor ainda maior. Era natural que o Papa escolhesse esse cenário para a discussão com Jesus de Nazaré…

Os Personagens de Conflitos, e os Resultados

Que se passaria num debate entre o Papa e Jesus de Nazaré? Reconheceria Jesus como o representante de seu Movimento o Pontífice romano? Quais seriam as armadilhas do papado, o luxo que o rodeia? Não se surpreenderia ao vê-lo vestido com tantos atributos da soberania e do poder?


Seguramente, Jesus identificaria a pompa do Vaticano com aquela que cercava os imperadores romanos de seu tempo. Provavelmente, relacionaria o guarda-roupa papal alguns dos ornamentos dos altos sacerdotes que o condenaram à morte. O excesso de riqueza e ostentação certamente indignariam Jesus e, com sua paixão radical, recordar-lhe-ia a sua mensagem mais repetida: “Tem que escolher entre Deus e o dinheiro e renunciar à arrogância de acreditar-se superior aos outros.

E o que se passaria com o Pontífice? Reconheceria o Papa num camponês galileu o Cristo dos seus dogmas? Respeitá-lo-ia, escutá-lo-ia? Acreditaria, realmente, que era o Jesus da Nazaré que o interpelava e desqualificava? Seguramente que quem acredita que é infalível em questões de fé cristã, quem nunca debate com ninguém, apenas ordena e “pontifica”, quem tem tanto poder e vive rodeado de tantos símbolos de poder, não responderia nada e abandonaria a sala muito agastado.

Site Meter