terça-feira, maio 03, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTRVISTA Nº 92 SOB O TEMA:

“DEUS OU O DINHEIRO" (1)


Lenda Sobre Lenda



A lenda católica tradicional diz que, antes da batalha em que se tornou Imperador Romano do Ocidente em 312, Constantino viu uma cruz no céu como um símbolo de sua vitória e decidiu-se "converter" ao cristianismo.

Constantino morreu em 337 e, embora tenha sido baptizado no seu leito de morte, outra lenda conta que o Papa Silvestre I o tinha curado de lepra, após sua vitória militar e, em gratidão, Constantino teria deixado tudo em herança ao Papado Romano.


Donos de um Império


Quatrocentos anos depois da morte de Constantino, o Papa Estêvão II emitiu um decreto imperial, totalmente desconhecido até então, a "Doação de Constantino", de 30 de Março de 315. Nele, o Imperador "doava" à Igreja de Roma uma expansão colossal do território do Império, "por gratidão ao papa Silvestre ", "que o teria curado da lepra."

O documento foi realmente uma falsificação feita pelo Papa Estêvão II para forçar uma aliança com Carlos Magno, trazendo-o para combater os lombardos, que ameaçavam o poder do papado romano. Por essa altura, o Império Romano já tinha caído e vários reis europeus foram dividindo entre si os bocados. Era uma situação muito complexa e volátil, e o documento fraudulento fazia do Papa de Roma praticamente dono de toda a Europa. A falsificação serviu durante séculos para estabelecer e aceitar as regras de um poder nunca antes visto na história, o poder do papado.

Site Meter