segunda-feira, julho 11, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE


A ENTREVISTA FICCIONADA COM
JESUS Nº 2 SOB O TEMA: “A QUE VEM JESUS?” (1)

O Regresso do Patrão



A parábola do patrão que antes de partir atribui tarefas aos seus capatazes para que eles as distribuam entre si (Mateus e Lucas 25,14-30 19,11-27) a contou Jesus, entre outras coisas, para agitar a consciência dos dirigentes religiosos do seu tempo a quem Deus pedira contas do que tinham feito e do que não tinham feito pelo seu povo.

As primeiras comunidades cristãs fizeram desta parábola um chamamento à responsabilidade. Agora, Jesus em sua "segunda vinda" é o patrão que regressa para ver o que foi feito "em seu nome e na sua ausência."

Os Catastrofismos Bíblicos

A "segunda vinda" de Jesus Cristo é associada no imaginário popular e na pregação de muitos pastores e clérigos a catástrofes e cataclismos, com base numa interpretação literal dos textos apocalípticos ou escatológico da Bíblia, tanto do Antigo como Novo Testamento (Daniel 12,1-13, Joel 2, 1-11; Amos, 5,14-20, Apocalipse 19,11-21).

Nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas aparecem discursos de Jesus sobre a catástrofe que virá sobre o mundo. Tradicionalmente, eles têm sido lidos como uma descrição detalhada de tudo o que vai acontecer no “último dia” e usado para semear o terror nas pessoas ingénuas ou para fazer interpretações não-científicas para a origem dos desastres ecológicos que ocorrem no mundo de hoje.

Site Meter