terça-feira, julho 19, 2011

TEREZA

BATISTA

CANSADA

DE

GUERRA






Episódio Nº 156




Quando Zacarias e Tapioca caíram com bexiga, o coronel estava de viagem, por isso ali permaneceram os dois, sendo que Tapioca logo morreu, não sem contagiar mais três. Com a chegada do patrão acabou-se a pagodeira, o capataz recebeu ordens terminantes e os quatro enfermos sob ameaça de revólver, arrastaram-se para longe da porteira. Três se internaram mata a dentro, morrendo onde morrer em paz, mas Zacarias tinha apego à vida. Nu, as chagas expostas, o rosto numa postema só, bexiga de canudo, visão do Inferno, por onde ia passando punha o povo em fuga. Sem forças foi cair na praça em frente à igreja.

Tereza veio e com a ajuda de duas putas – pois nenhum homem da localidade, nem sequer Maxi das Negras, teve ânimo de tocar o corpo podre do trabalhador – como um embrulho o enfiou no saco e o pôs ao ombro, carregando-o para o lazareto, onde já estavam, tendo ido pelos próprios pés, duas mulheres e um rapaz do campo, além de quatro outros procedentes de Muricapeba. Atravessando a aniagem, pus de Zacarias vinha grudar-se no vestido de Tereza, escorria-lhe viscoso pelo corpo.

W

WEEK – END, foi passar o week-end na capital… - Ria-se, gozador, o farmacêutico Camilo Tesoura a comentar a partida do doutorzinho; tesourando a vida alheia em plena epidemia. Agora o director do posto de saúde é Maxi das Negras e as enfermeiras são as quengas da zona.

Até mesmo o linguarudo farmacêutico terminou por meter a viola no saco quando Maximiano lhe apareceu com a cara pipocada de bexiga.

Apesar de revacinado logo no início do surto terminou pagando sua cota. Tereza Batista assumiu então o comando exclusivo da peleja, instalou Maxi na residência e no leito do doutorzinho, estando desabitada a casa, pois Tereza fora morar em Muricapeba, com as raparigas.

Sob as ordens de Tereza elas vacinaram a maioria dos habitantes da cidade e parte da população do campo. Conhecidas todas no lugar onde viviam e exerciam, puderam, com relativa facilidade, convencer os renitentes e os obtusos. No campo Tereza Batista enfrentou o coronel Simão Lamego, em cuja propriedade estava proibida a entrada de vacinadores – atrás da vacina vem a bexiga, acreditava e repetia o fazendeiro.

Tereza não fez caso da proibição, entrando cancela adentro sem pedir licença seguida de Maricota e Boa Bunda. Depois de muito bate-boca, de feio arranca-rabo, terminou por vacinar o próprio coronel. Não era ele de mandar bater em mulher e a possessa, bonita como todos os diabos, não arredava passo, resolvida a não ir embora sem antes vacinar os agregados. O coronel já ouvira falar nela, soubera de bexigosos carregados às costas para o lazareto, e, ao vê-la disposta a tudo, enfrentando-o na maior tranquilidade como se não estivesse na frente do façanhudo coronel Lamego, compreendeu não passar de mofina vaidade tanta teimosia se comparada à coragem da cabocla.

Moça, vosmicê é o cão, ganhou de mim.

Vacinar não foi nada: uma dificuldade aqui, outra acolá, ameaças de pancada, insolências de parte a parte, uns poucos incidentes; brigas de verdade, com mão na cara, três ou quatro, não passou disso. Duro mesmo era cuidar dos doentes nas casas e no lazareto, o farmacêutico fazendo as vezes de médico, elas fazendo todo o resto: aplicando permanganato e álcool canforado, furando as pústulas com espinhos de laranjeira, limpando o pus, trocando as folhas de bananeira colocadas em cima e em baixo do corpo, na cama, pois coberta e lençol não davam jeito, grudavam na pele, concorrendo para a ruptura e ligação das bolhas, para a formação dos canais da bexiga-de-canudo. (clik na imagem e aumente)

Site Meter