quarta-feira, agosto 17, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À 10ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:

"QUEM FOI MARIA"(1)




Relatos Esquecidos

O Evangelho de Marcos (3:20-21) e Lucas (8,19-21) têm sido bastante esquecidos na memória cristã e estão aí para nos lembrar o conflito que teve de existir entre Maria e Jesus, quando este começou a tornar-se um pregador itinerante e um líder popular. E para nos indicar que, tal como seu filho Jesus, Maria viveu um processo no qual tomou consciência de sua responsabilidade como a mãe daquele homem que as pessoas seguiam com tanta esperança e paixão.

O canto do Magnífico

No Evangelho de Lucas (1:46-55) aparece uma oração ou um cântico nos lábios de Maria: A minha alma enaltece o Senhor, pois ele derrubou os poderosos de seus tronos e levantou os humildes…, popularmente conhecido como o "Magnificat" de sua origem latina. Este canto é inspirado no canto de Ana, mãe de Samuel, o último juiz de Israel (1 Samuel 2:1-10) e outras expressões dos Salmos e dos profetas.

Entre as muitas igrejas e conventos construídos em memória de João Batista em Ain Karem - uma aldeia nas montanhas da Judeia, a cerca de 7 quilómetros de Jerusalém, onde a tradição situa a terra natal do profeta – destaca-se a igreja da Visitação. No claustro, são reproduzidas em mosaico e em várias línguas os versos do "Magnificat".

Site Meter