terça-feira, dezembro 06, 2011

TEREZA
BATISTA
CANSADA
DE
GUERRA


Episódio nº 275



De passag3em acordam o detective Dalmo (Coca) Garcia. Estremunhado, o elegante ouve a notícia: em Itapoã já se avista a esquadra americana, os navios encaminham-se para o porto da Bahia carregado de dólares, companheiro, e o câmbio é favorável. Três hurras para os marinheiros e os fuzileiros navais da grande nação do norte, cuja presença honra a cidade!

Que encontrem na Bahia belas mulheres, profissionais competentes, amáveis hospedeiras. Pela saúde dos invencíveis guerreiros zelarão as forças da polícia local, tão bem representada pelos nossos três heróis. Heróis, sim, eles também. Aproveite-se a dica para fazer justiça aos da casa, modestos porém igualmente infatigáveis defensores da civilização ocidental contra as hordas vermelhas e amarelas, a imoralidade e a corrupção.

Em que pé está o sigiloso assunto da maconha, detective Dalmo, amigo Coca? Na véspera, Camões faltara ao combinado, dificuldades imprevistas na entrega do material. Têm encontro marcado para a tarde. Que ele não falhe desta vez! Se tirar novamente o corpo fora, se quiser sacanear, cadeia com ele por comerciar com drogas, reabra-se o velho processo posto de lado, cumpra-se a lei.

Vá procurá-lo imediatamente, colega, sócio, companheiro, desencave o indivíduo e a santa ervinha, pois não se repetirá tão cedo ocasião igual a esta para se ganhar um dinheirinho fácil.

35

Seguindo as boas normas das empresas modernas, os três sócios haviam dividido responsabilidades e tarefas. Ao comissário Labão, sócio maior, chefe temido, coube a organização geral e o levantamento dos recursos necessários.

Entendeu-se com os camelos e os capitães da areia, com eles combinando a distribuição e venda dos preservativos e do elixir afrodisíaco.

Na feira de São Joaquim adquirira a baixo preço uma infinidade de pequenos cestos de palha. Cada camelô, cada menino, recebeu um para nele colocar a mercadoria.

Quantos vendedores? Vá lá saber multidão a se espalhar em toda a zona para exibir, oferecer e trocar por dólares camisas-de-vénus e frasquinhos de “Cacete Rijo”.

O assunto fora estudado em todos os detalhes, até frases em inglês os vendedores decoraram. Tendo sido adoptadas, naturalmente, medidas de segurança para evitar roubos e desvios de material e grana. No particular, a melhor garantia de honestidade dos vendedores é o medo que sentem do comissário, cujo simples nome, Labão Oliveira, na aparência tão inofensivo, amolece as pernas de qualquer porreta. Com o comissário ninguém brinca em serviço.

Organizador de gabarito, financista emérito, obtivera de agiotas conhecidos o numerário indispensável ao custeio da operação, conforme explicara ao tira e ao detective, fazendo os cálculos de altos juros a pagar aos usurários. Em verdade, pusera de seu bolso o necessário, ganhando assim mais um dinheirinho à custa dos dois comparsas, una pacóvios.

Não saiu do gabinete naquela afanosa manhã. Mandou guardas da sua inteira confiança buscar os responsáveis pelos camelos e pelos capitães da areia. Chegara finalmente o grande dia
.

(click na imagem)

Site Meter