segunda-feira, janeiro 16, 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À ENTREVISTA Nº 35 SOBRE O TEMA:


“SUA SANTIDADE, SUA REVERÊNCIA” (1)


A Palavra Papa

A palavra "papa" vem do latim "papas" e este do grego "Pappas", que é usada para dar carinho à palavra "pai". Este título foi -lhe dado no Oriente como um sinal de respeito a bispos e sacerdotes e, a partir do século III no Ocidente, foi dada aos bispos. Foi Bispo Siricius (384-399) o primeiro a quem se chamou Papa. Ele também começou a qualificar as medidas que tomava como "apostólicas".

Através deste título, a Igreja de Roma se imporia a todas as demais. A partir do século V o título de papa passou a ser usado só para o bispo de Roma e desde o século VIII, título exclusivo: “Urbis Romae Papas".
No século XII, o Papa Gregório XI ordenou oficialmente que o título seria apenas para os bispos de Roma.

Outra explicação para o título Papa é a sigla resultante das palavras latinas "Potestatem Accipiens Petri Apostoli" (que recebe o poder do Apóstolo Pedro).

No século XI, o papa Urbano II tinha proposto este título para os bispos de Roma, com base em outra sigla: "Pedro, o Apóstolo" (enviado), "Papa" (construtor de pontes), "Augustus" (dedicado). Outra explicação é que o Papa é a união das duas primeiras sílabas das palavras latinas: "Pater" e "Pastor" (Pai e Pastor).

Site Meter