segunda-feira, setembro 03, 2012


As Raízes da Religião (Parte VII)

(Richard Dawkins)


Se a religião é então subproduto de outra coisa, o que é essa outra coisa?

Qual é o equivalente ao hábito da traça de navegar tendo como referência bússolas de luz celeste?

Qual é a característica primitiva vantajosa que por vezes falha o alvo dando origem à religião?

Avançarei aqui uma sugestão a título exemplificativo, mas devo realçar que é apenas um exemplo do tipo de coisa a que me refiro, e apontarei sugestões paralelas avançadas por outros.

Mais importante do que avançar uma resposta é a necessidade de colocar correctamente a pergunta.

A minha hipótese concreta centra-se nas crianças. Mais do que qualquer outra espécie, nós sobrevivemos através da experiência acumulada pelas gerações anteriores, e essa experiência precisa de ser transmitida às crianças, para sua protecção e bem-estar.

Na teoria, as crianças poderão aprender através da experiência pessoal, a não se aproximarem de um penhasco, a não comerem bagas vermelhas desconhecidas, a não nadarem em águas infestadas de crocodilos. Sem dúvida que sim, mas aquelas crianças cujo cérebro contiver a seguinte regra prática: acredita sem hesitações em tudo o que os adultos te disserem. Obedece aos teus pais, obedece aos chefes da tribo, sobretudo quando falarem para ti numa voz grave e ameaçadora. Confia nos mais velhos sem contestares. Essas crianças dotadas com um cérebro “formatizado” com essas regras, terão uma vantagem de sobrevivência relativamente às outras mas, tal como no caso das traças, pode dar mau resultado…

Nunca esqueci um sermão terrível que ouvi na capela da minha escola, quando era pequeno. Terrível, visto de agora, porque, na altura, o meu cérebro de criança aceitou-o dentro do espírito pretendido pelo pregador. Ele contou-nos, então, a história de um pelotão de soldados que treinava junto da linha do Caminho-de-Ferro e, num momento crítico, o sargento encarregado do treino distraiu-se e não deu a voz de “alto”. Os soldados, de tão bem treinados a obedecer às ordens sem as contestar, continuaram a marcha de encontro ao comboio que se aproximava.

O pregador contava esta história para que nós admirássemos e imitássemos a obediência servil e incondicional dos soldados a uma ordem, por muito absurda que ela fosse, vinda de uma figura de autoridade.

Este sermão da minha infância marcou-me profundamente e por isso eu conto-o aqui porque o «eu» da minha infância não sabe se teria coragem de marchar contra o comboio e cumprir assim o seu dever. Mas talvez esta mensagem fosse mais de cariz militar, ao estilo da «Carga da Brigada Ligeira» do que religiosa.

Consultando a história, as nações cujos soldados de infantaria seguem as ordens que recebem ganham mais guerras do que aquelas cujos soldados agem por sua livre iniciativa.

Do ponto de vista das nações, esta continua a ser uma boa regra básica ainda que por vezes conduza a catástrofes pessoais. Os soldados são treinados para se tornarem o mais parecidos como autómatos ou computadores.

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