sábado, abril 26, 2014

A afixação por Lutero das 95 teses da Reforma Protestante
Uma Lição

de História

(Por Bernardo Mariano)















2.   Viragem do Séc. XVI Para o XVII

(Continuação - IV Parte)


Politicamente, este é o período que coincide com o início da afirmação como potência da Inglaterra, sobretudo a partir da vitória sobre a chamada Invencível Armada (1588) com o consequente enfraquecimento do poder marítimo espanhol e, por arrastamento, nesta data, também do português, cujos navios constituíam cerca de um terço da Armada...

Secundando a Inglaterra, também as Províncias Unidas (Holanda) iniciarão rapidamente a sua expansão marítima – recordemos a rápida penetração holandesa no Brasil durante o período Filipino.

No continente europeu, Espanha continuaria a digladiar-se com a França século XVII dentro pelo predomínio no ocidente europeu e na Itália, enquanto o Sacro Império era um verdadeiro barril de pólvora face às consequências da obediência protestante de muitos dos seus estados constituintes opondo-se aos outros estados que haviam permanecido católicos encabeçados pelo estado de maior importância política que era a Áustria, país cuja dinastia reinante era a dos Habsburgos, família imperial.

A explosão do barril não se fez esperar: em 1618, todos esses conflitos não resolvidos irrompem na guerra dos Trinta Anos e espalham-se por toda a Europa constituindo o evento mais mortífero desde a peste negra à I Grande Guerra Mundial.

A Reforma Protestante virou por completo a Europa do avesso e abalou profundamente a Igreja, tanto assim, que só em 1545, 28 anos após a afixação por Lutero das 95 teses na porta da Igreja de Todos Os Santos, em Witenberg, o Papa Paulo III convoca para Trento um concílio para discutir a reacção da Igreja Romana à Reforma Protestante.  

Site Meter