quinta-feira, junho 18, 2015

Assim Nasceu

Portugal
(Domingos Amaral)



Episódio Nº 1












Astorga, Maio de 1112


Numa noite de chuva e trovoada, um solitário cavaleiro chegou à povoação de Astorga encharcado e angustiado, temendo ter-se atrasado.

Paio Soares, alferes do Conde Henrique, viera a galope da Maia, sua terra natal, só parando para trocar de cavalos nos apeadeiros do caminho.

Um mensageiro dissera-lhe que corresse a Astorga para onde já partira o príncipe Afonso Henriques, e ele assim fizera, transportando o terrível receio de não chegar a horas.

O conde Henrique e ele tinham passado quase um ano juntos a combater contra os serracenos, perto de Sintra ou a amainar uma rebelião local em Coimbra e quando o deixara semanas antes, em Guimarães, o conde estava de excelente saúde.

Embora a sua disposição não fosse a melhor, pois nunca estabilizou após as quezílias com o sogro Afonso VI, o conde não estava doente nem fraco e combatera como sempre, com determinação e valentia.

Paio Soares que o conhecia bem, sabia que as feridas nascidas em Toledo ainda não tinham sarado, mas o conde parecia no bom caminho.

Três anos antes revoltara-se contra o Imperador, por discordar das suas decisões sucessórias.

Afonso VI, pai de D.ª Tereza e de D.ª Urraca, por não ter filho varão a quem deixar os reinos cristãos de Leão, Castela e Galiza, um pouco antes de morrer decidira arriscar uma união improvável, obrigando sua filha mais velha, Urraca, a casar com um primo distante, Afonso I de Aragão.

Só o conde Henrique se revoltara contra esta escolha e por isso, banido de Toledo, sujeito à ira do Imperador.

Cabisbaixo, deixara a capital e viajara até à Terra Santa em peregrinação.

No regresso, vinha diferente, fechado, sempre a cismar, e as suas lealdades pareciam pouco firmes.



Nota

- Paio Soares, personagem histórico verdadeiro, alferes do conde Henrique, era um dos principais nobres portucalenses e senhor da Maia. Casa com Chamoa Gomes de que tem 3 filhos. Morre em 1129 no entanto, a sua lealdade a Dª Teresa, bem como o combate contra Afonso Henriques, são ficção.

Site Meter