quarta-feira, julho 29, 2015

Ainda se fosse amásia de casa montada
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 298




















Se nas cidades de Ilhéus e de Itabuna, doutores de anel e canudo não sabiam diagnosticá-la e combatê-la, ao povo dizimado nos confins de judas cabia apenas fugir ou aguardar que a febre decidisse partir, mudasse de quartel, levando no embornal as sentenças de morte, sem apelação. Morte dolorosa, suja e fedorenta, atroz.

8


Durou uma quinzena. Chegou no domingo da festa, exibiu-se na feira com Ambrósio, dois domingos depois aproveitou um vendaval, nele montou e prosseguiu viagem para matar adiante.

Deixou no próspero cemitério de Tocaia Grande nove cruzes a mais para contar a história.

O que a enchente não lograra: pôr em fuga os moradores, esvaziar o arraial, a febre esteve a pique de conseguir sem estrondo e sem baderna, na maciota.

Se houvesse durado ainda uma semana, quem seria o doido capaz de permanecer ali, esperando a morte?

O êxodo teve início na quarta-feira do enterro das primeiras vítimas, o velho Ambrósio e a rapariga Clementina.

Prosseguiu e aumentou nos dias seguintes com o suceder das mortes. Coube a dona Ester, mulher de Lupiscínio, competente em doenças e em medicinas, tocar a rebate: a febre se instalara em Tocaia Grande.

Opinião de entendida: gastar dinheiro com remédio era bobagem, fazer promessa era perder tempo. Farmácia não havia em Tocaia Grande, apenas quatro vidros de xarope no armazém do turco.

Muito menos igreja onde rezar. Outra coisa não restava a fazer senão ir-se embora daquele miserável caixa-pregos, além de desprovido, empesteado.

Dona Ester cumpriu sua obrigação espalhando o alarme de vizinho em vizinho, fazendo-o com certa satisfação devido à desestima que sentia pelo povoado, o desgosto de habitar sítio tão atrasado.

 Entre outras amofinações menores, bastava o fato do marido viver aos trancos e barrancos com uma sujeitinha. Ainda se fosse amásia de casa montada, privativa, decente, vá lá. Mas não passava de puta de porta aberta. Dona Ester tentou arrastar o filho mas Zinho se recusou a acompanhá-la.

Encolheu os ombros, paciência! Antes viver abandonada em Taquaras do que morrer na fedentina junto com a família. Recolheu seus teréns, partiu sem olhar para trás, deu exemplo.

Site Meter