quinta-feira, julho 30, 2015

Assim Nasceu 


Portugal

(Domingos Amaral)

Episódio Nº 29













Conversavam sobre as cidades que visitavam, as manias dos fregueses, o que se passava na taifa de Badajoz, que dominava Santarém e Lisboa, ou no Condado de Portucalense, onde mandava uma mulher chamada Teresa, que era filha de Afonso VI. E, nessa manhã, o pai morrera à sua frente e Mem estava perdido.

Na véspera, os berberes insinuaram que fora o almocreve que deitara veneno na água, mas isso era absurdo, como todos perceberam quando o pai também adoeceu.

Um dos chefes berberes obrigou os doentes a afastarem-se para uma zona junto ao rio, dizendo que assim não contaminariam os saudáveis.

O pai, encolhendo os ombros, dissera a Mem que não se preocupasse. Porém, durante a última noite, Mem verificara que o pai continuava na mesma, mas havia outros que pareciam em muito mau estado.

Tinham febre e o seu número aumentavam, alarmando os que os vigiavam.

Pela manhã, mal o sol nascera, um dos berberes havia ordenado aos doentes que se fossem lavar ao rio.

Viu-se que os guerreiros estavam com medo e queriam-nos longe.

O pai já não tinha vómitos, embora ainda sentisse dores. Sorrindo sugeriu a Mem que fosse nadar enquanto ele ia fazer as suas necessidades.

Nunca ficava à vontade nestes momentos e o rapaz viu-o procurar uns arbustos para se poder aliviar atrás deles.

Mem tirara a camisa de linho e os calções e as alpercatas e lançara-se ao rio. A água não estava muito fria e ele sabia nadar, por isso deu umas braçadas, sentindo-se límpido e puro, cercado por aquela água saborosa.

Ficou uns minutos por ali, a boiar, o cérebro vazio, só os seus sentidos a apreciarem o momento.

Quando se ergueu e olhou para a margem, percebeu que algo de estranho estava a acontecer, pois viu um alto todo vestido de branco, com um alfange nas mãos a degolar um doente.

Observou-o a dar mais uns passos e quando outro doente, nu, saiu da àgua o carrasco branco avançou e, num gesto brusco, fez-lhe saltar a cabeça com uma rapidez impressionante.

Depois correu, deu um salto por cima da vegetação e matou outro enfermo.

Com puro pânico, Mem olhou para os arbustos, atrás dos quais estava o pai nos seus afazeres íntimos.


O torcionário de branco começava a eliminar os doentes, um a um, e o terror do rapaz cresceu quando o viu aproximar-se da zona para onde o pai fora.

Site Meter