sábado, julho 11, 2015

Bom Deus? Raios que o partam!
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)


Episódio Nº 281




















- Ir onde, pelo amor de Deus? Acha pouco...

- Eu vi, com meus olhos...

- Desgraçado! Não vê que não é hora de fuxico?

- Juro pela alma de minha mãe. Vi os dois, Ção e seu Cícero, no emborco da canoa. Seu Pedro Cigano também viu.

- Por que não disse antes?

- Bem que quis, vosmicê não deixou.

Não chegaram à cajazeira onde a canoa estivera emborcada, tampouco obtiveram notícias recentes de Ção e de seu Cícero
Moura, outras tarefas difíceis e urgentes ocuparam o patrão e o caixeiro. Do sumiço da canoa souberam pelos sergipanos enquanto Pedro Cigano confirmou haver visto de noitinha a maluqueta e o comissário de Koifman & Cia encaminhando-se para o abrigo da cajazeira.

O que lhes sucedera depois não tinha idéia. Ao ouvir o estrondo teriam fugido ou a enchente os alcançara?


Na metade do caminho entre o pontilhão e a casa de farinha, Fadul e Durvalino defrontaram-se com o numeroso bando dos sergipanos.

Apesar da pressa, avançavam lentamente no cuidado com Zeferina, recém-parida e com as crianças, entre advertências e precauções.

Velhos e jovens, homens e mulheres, a meninada insubmissa, além dos que haviam vindo do arraial: Coroca, Castor, Bastião, Pedro Cigano.

 Projetada dos longes da memória, uma lembrança azucrinou o árabe: menino, vira caravanas chegando do deserto, carregadas de miséria e de infortúnio. Tão diferente e tão igual.

Ao se defrontar com os retirantes, e somente então, Fadul pôde medir a completa extensão da catástrofe. Antes, não lhe sobrara tempo para se ocupar com os roceiros: ademais do casario, a enchente engolira a lavoura, arrasara, destruíra Tocaia Grande.

Nos dois lados do rio, a miséria e o infortúnio. Logo quando as coisas marchavam tão a contento e ele, Fadul, começava a colher os frutos de sua persistência. O bom Deus dos maronitas mais uma vez o punha à prova.

 Bom Deus? Raios que o partam!

 - Deus da ruindade e da desolação, impiedoso, atrabiliário, carrasco! Iárára- dínák! Rára! Rára!

19

De nada adiantaria prosseguir no rastro de Ção e de seu Cícero Moura: a canoa já não servia de ponto de referência. Tição sugeriu que, após deixarem as mulheres e a filharada em segurança em casa do Capitão, organizassem uma batida geral nos arredores, em busca dos desaparecidos.

Site Meter