sexta-feira, setembro 18, 2015

Agora, só quem manda em mim sou eu
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 340





















Olhou para o coronel Robustiano de Araújo, contou:

- Pouco antes dele faltar, um dia nós ia conversando assim como hoje eu e vosmicê e ele me disse que ia me fazer um pedido para eu realizar depois de sua morte.

Tive medo que me pedisse pra continuar capataz da Atalaia pois eu ia ter de lhe dizer não.

Patrão somente ele e ninguém mais. Felizmente o que ele queria era outra coisa e eu disse sim.

 Venturinha pensou que eu ia continuar tomando conta da fazenda, estranhou quando eu disse que por nenhum dinheiro.

Nem por dinheiro nem por obrigação de amizade. A obrigação se acabou com a morte do Coronel.

Retomou as rédeas, as montarias abandonavam o cacaual, enveredavam pelo caminho que conduzia à casa de morada que Natário acabara de construir.

 O coronel Robustiano ainda não a conhecia. Natário abrandou a voz:

- Gosto muito de Venturinha, quando cheguei na fazenda ele era menino pequeno. Mas é um gostar diferente do que eu sentia pelo Coronel.

 O Coronel me deu a mão, eu não passava de um perseguido da justiça. Agora, só quem manda em mim sou eu, sou eu quem decide o que fazer.

E Venturinha entendeu seu ponto de vista? Concordou?

Soube que não.

- Não perguntei, não quis saber. Ele vai se meter na política, assumir o lugar do pai. Eu disse a ele que se algum dia precisar de mim pra se defender dos inimigos, basta mandar me avisar, ainda tenho boa pontaria.

Mas empregado, ele fosse desculpando, nem dele nem de outro qualquer.

Antes de apearem em frente à moradia, o coronel Robustiano de Araújo, a curiosidade satisfeita, encerrou a conversa:

 - Se minha opinião pode lhe interessar, Natário, fique sabendo que agiu direito tanto servindo Boaventura como se negando a servir Venturinha.

Não tava na medida certa que deve haver entre quem manda e quem obedece. - Mudou de assunto:

 - Beleza de casa-grande. Meus parabéns.

- Casa-grande? Uma casinha pra Zilda ficar com os meninos. Ela não passa um mês sem vir na roça.

Site Meter