sábado, outubro 17, 2015

Pode também ser coisa de mais alcance
Tocaia Grande
(Jorge Amado)




Episódio Nº 365


















Eleito e reeleito, quase vitalício, o bacharel Castro, não passando de testa-de-ferro, apreciava exibir força e poder, arrotar autoridade.

- Quando eu for a Itabuna, vou dizer a Venturinha pra passar um sabão nesses futricas. No tempo do Coronel nenhum deles ia se atrever, viviam na rédea curta, mas Venturinha deixa a coisa correr.

- Ocê acha que foi sem ele saber? - Apressou-se a acrescentar:

- Também acho, possa ser até com o intento de intrigar.

O Capitão aprovou com a cabeça. Quem sabe, bem podia ser essa a idéia de Orígenes: doutor Castro era burro demais para pensar nisso.

A conversa parecia ter chegado ao rim mas Natário prosseguiu falando. Não queria deixar a mulher, mãe de seus filhos, a par apenas da metade de suas lucubrações: devia-lhe a mesma lealdade que ela lhe devotava.

Por vezes não lhe falava desse ou daquele assunto mais jamais lhe escondera fosse o que fosse quando ela abrira a boca para perguntar.

- Pode ser também coisa de mais alcance. Pode ter algum enxerido por detrás do sargento ou do doutor. Tocaia Grande ta crescendo, dantes não valia dois vinténs mas agora deve ter muita gente de olho por causa da política e do movimento.

Gente que quer botar a mão aqui. Só que eu não vou deixar.

Tendo esclarecido seu pensamento, deu o discurso por terminado:

- Vá sua viagem com os meninos.

- Tou com vontade de não ir.

O Capitão retirou de novo os olhos da paisagem gloriosa na manhã de verão, deteve-se no rosto crispado de Zilda.

- Tu se lembra que na provação da febre tu queria ir pra roça com os meninos e eu disse que não? Não era hora de nós sair daqui, nem eu, nem tu, nem os meninos.

Nós ia ficar nem que fosse pra morrer. Agora sou eu que digo: vá e leve eles. No caso presente basta que eu fique.

- Não é mais melhor eu ficar com ocê?

- Quanto tempo faz que nós se juntou? Me diga. O que é que eu fazia entonces? Tu já se esqueceu?

No acento normal, nem raiva, nem exaltação, como se referisse coisas corriqueiras; presa no peito a ternura pela mulher que conquistara à bala no meio da estrada.

Custara vida de homem, um peste-ruim. Com ela se casara no padre, aproveitando uma Santa Missão no tempo do onça, fizera-lhe um ror de filhos e, não satisfeita, Zilda tomava os das outras para criar como se fossem dela. Eram todos dele.

- Tu sempre ficou com os meninos, agiu direito. Eu sei me cuidar, meu ofício toda vida foi esse, o de jagunço, tu sabe muito bem. Vai, leva a molecada, arruma a casa e me espera lá.

- Ocê demora a ir?

- Possa que sim, possa que não. Tenho muito que fazer na roça mas antes vou a Itabuna saber o que é que tá havendo.

Do sopé da colina subia a barulheira das crianças arrumando os trecos no carro de bois. Peba veio avisar que estava tudo pronto para a partida.

O Capitão desceu junto com Zilda para botar a bênção nos filhos. Zilda estendeu-lhe a ponta dos dedos, as mãos se tocaram e a de Natário, num gesto muito dele, aflorou o rosto da mulher.

Site Meter