sexta-feira, novembro 06, 2015

Marçal Grilo
Facto Histórico





















“Nesta eventual coligação à esquerda existem muitos ingredientes para que não corra bem. Mas, se correr bem será um facto histórico e mudará radicalmente a vida política portuguesa. Radicalmente.”

Marçal Grilo, Ex-Ministro, Ex -Administrador da Gulbenkian.


Esta afirmação diz tudo o que há de mais importante desta fase da vida política que o meu país está a atravessar.

Ao lê-la, senti dentro de mim um impacto, como quando se é atingido em cheio por um objecto certeiro e contundente.

Pois é... pois é..., a direita devia estar feliz na eminência de tempos de completa glória e total sucesso com a esquerda, toda ela, esfrangalhada e, no entanto, está em pânico.

- Por quê? – Porque a iniciativa de António Costa pode correr bem e isso seria um “facto histórico”, diz Marçal Grilo.

Não sei se essa hipótese é remota mas que pode acontecer, pode, e eu tenho confiança em António Costa, um homem bem formado, com experiência e cultura política, e é altamente improvável que vá meter o país num impasse internacional.

Por outro lado, sinceramente, já não me parece que os comunistas sejam capazes de “comer criancinhas” ao pequeno-almoço, pôr termo à iniciativa privada, colectivizar a propriedade e voltar aos planos quinquenais de produção do tempo dos sovietes...

No entanto, estas ameaças continuam a ser servidas, mais ou menos veladamente, em 2015, como um dos grandes papões da direita para meter medo às pessoas.

Se este mito cair por um bem sucedido governo de Costa com o apoio dos comunistas, será um facto histórico, um grande contributo do PS para uma importante “libertação” do país.

O governo e os governantes continuam a viver, não de enormes ordenados, mas com ostentação e privilégios que custam muito dinheiro perfeitamente escusado.

Recentemente, a substituição da frota de automóveis do Estado, que tinha quatro anos, custou cem milhões de euros e carros houve que custaram mais em extras do que o seu preço base...

Não quero ser demagógico, sei perfeitamente que não é por aqui que “o gato vai às filhoses”, mas já não direi o mesmo dos BPN; BPP; BES, que podem afundar um país frágil como o nosso e não vi, em nenhum desses casos que aconteceram, uma única pessoa, uma que fosse, que tivesse qualquer ligação ao PCP ou ao BE.

Descobrir outro tipo de cidadãos para a área do governo com escrúpulos e pudor relativamente ao poder e aos dinheiros públicos, poderá ser apenas uma vã esperança, um sonho como qualquer outro, que acaba de manhã com um simples abrir de olhos, mas... quem não gosta de sonhar?

Há cerca de um mês pensava, sinceramente, que o PAF de Passos e Portas, depois de terem ganho as eleições iam ter, como “castigo”, continuar a governar o país sob a rédea curta do PS.

Poder vê-los, agora, na oposição, impotentes perante um governo de esquerda, liderado por António Costa, não será, só por si mesmo, o princípio de um sonho?...

Site Meter