segunda-feira, janeiro 11, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 151



















O relato que minha oprima Raimunda fez desta conversa é consistente com o dos pais de Maria. O príncipe e Chamoa desejavam-se, mas não tiveram tempo para consumar o amor.

Pena foi que Paio Soares não tenha aceite a proposta do meu melhor amigo. Se o tivesse feito juntando-se a ele, provavelmente ter-lhe-ia revelado o segredo do conde Henrique, e esta longa investigação sobre a relíquia, poderia ter terminado ali, naquela sala, no dia do meu casamento.


Coimbra, Setembro de 1126


Em Coimbra, depois da batalha da barcaça, as criadas do castelo haviam dito a Mem que as suas amigas mouras estavam de luto pela morte de Taxfin, e que ficariam recolhidas dois meses.

Sabendo que Abu Zhakaria fora rechaçado, Mem regressara à estrada na sua carroça, descera até Santarém e Lisboa, e só de seguida voltara à cidade que o Mondego banhava.

Naquele dia em que as reviu e quase ficou feliz, o almocreve trazia consigo as encomendas que elas lhes haviam feito meses antes, em alifafes, uns çorames e uns vistosos briais, e dirigiu-se ao castelo para as entregar.

Mem era muito hábil com as mulheres. Além de despi-las sabia também vesti-las, o que as encantava.

Zaida apareceu a correr no pátio. O almocreve abriu um saco e retirou para fora as vestes, expondo-as.

- É lindo este brial, posso vesti-lo? – perguntou a alegre rapariga.

Agarrando num molho de vestidos, correu para dentro de casa, tendo reaparecido algum tempo depois, seguida pela mãe e por Fátima.

O almocreve espantou-se: Zulmira usava já um alifafe laranja, cuja ligeira transparência mostrava os contornos belos do seu corpo; Fátima, um brial avermelhado, que lhe assentava na perfeição; e Zaida, um çorame azul claro, que a fazia parecer uma princesa.

As duas filhas rodopiaram, exibindo-se, mas sua mãe manteve-se parada e de cara fechada. Mem, notando as olheiras cavadas, disse-lhe:

 - Lamento muito o sucedido, bela Zulmira.


Ela sorriu-lhe ao mesmo tempo agradecida com a solidariedade e lisonjeada com o elogiu.

Site Meter