quinta-feira, janeiro 07, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 148




















Afonso Henriques olhou-a de soslaio.

 - Vosso irmão não vos ajuda?

De mão na anca, Elvira revelou quanto se sentia ofendida:

- Fernão Peres nem veio ao casamento da minha filha Maria! E como vossa mãe, despreza-nos e ignora-nos, mesmo depois de termos casado Chamoa com Paio Soares! Só uma pessoa nos pode ajudar: vós!

Afonso Henriques apenas ergueu as sobrancelhas, como se lhe perguntasse o que podia ele fazer.

Desesperada, Elvira Peres de Trava, virou-se para a filha e ordenou-lhe:

 - Chamoa, tendes de o convencer!

Para grande terror da minha prima, Chamoa sorriu a Afonso Henriques, apontou para a porta do castelo e perguntou porque não conversavam lá dentro. Animada, Elvira, empurrou a filha.

- Isso, ides falar. E lembrai-vos do conselho que vos dei em Viseu!

Minha prima Raimunda nem queria acreditar: os dois apaixonados iam ficar sozinhos!



Lamego, Agosto de 1126


Afonso Henriques admirou Chamoa, à luz de uma pequena e trémula vela, e exclamou:

 - Dizem que as meninas roubam a beleza às mães, mas pelo que vejo esperais um menino!

Chamoa sorriu, agradada, mas logo colocou um ar preocupado e perguntou:

 - Haveis tido saudades minhas?

Afonso Henriques fixou os olhos verdes dela e respondeu:

 - Todas as minhas noites e todos os meus dias. E vós?

Nervosa, Chamoa, mordeu o lábio e lamentou-se:

 - Nem sabes quanto! É muito difícil, sobretudo à noite, quando Paio Soares me quer filhar. Que posso fazer? – Recusar-me?

Afonso Henriques tentou animá-la e propôs que falassem do futuro.

- Qual futuro? – perguntou ela desanimada – Vou ser mãe.

De repente, os seus olhos verdes brilharam de comoção.

 - Como haveis tido coragem para ir a Zamora? Só os reis e seus filhos se armam cavaleiros! Teria gostado tanto de vos ver!

Ele endireitou-se, como se aquela recordação o obrigasse a uma postura majestosa. Depois, apontou para barriga dela:

 - No ventre da minha mãe cresce também uma criança. É do Trava, e só resta saber se é varão.

Chamoa mordeu o lábio, assustada.

 - Se for, o que fareis?

Com um suspiro, Afonso Henriques, limitou-se a murmurar:


 - Rezai a Deus para que seja menina.

Site Meter