sábado, janeiro 30, 2016

Cavaco vai-se embora

















Ao fim de 10 anos, não contando com os outros em que ele foi 1º Ministro, Cavaco vai-se embora... parece um sonho!

Mas se ele já chegou ao fim, se já temos outro Presidente eleito, porquê só a 9 de Março?

Lembro-me da rendição dos soldados que estavam de sentinela à porta do Quartel, lá em Évora, em 1961, quando ali dei uma recruta antes de ir para a guerra de Angola.

Ele chegava, punha-se em frente do que ia sair, em sentido e “ombro arma”, o outro imitava-o, batia com o calcanhar da perna direita no chão, fazia direita volver e deixava o seu lugar para aquele que o substituía.

Já pensaram o que seria uma cena destas protagonizada pelo Cavaco e Marcelo à porta do palácio de Belém?... enquanto a Maria esperava pelo Aníbal para seguirem para casa, de braço dado, e não de mão-na-mão, como manda o protocolo?...

Talvez parassem nos Pasteis de Belém para levarem uma embalagem de recordação para o Algarve.

Mas viral, mesmo, é um vídeo que circula no You Tube, pelas redes sociais, de uma conferência de despedida oficial em que o Cavaco convocou todas as televisões e ao sinal combinado, naquela sua silhueta elegante, de causar inveja aos homens da sua idade, mas sem a secura que ele confunde com pose de Estado, tudo muito simples, nada ensaiado, abre os braços, sorri e diz:

- “Olá, afinal sempre tive dúvidas e enganei-me muitas vezes... peço desculpa.”

Depois, com outro sorriso, encolhe os ombros, traquina, como quem diz: “ o que querem, sou humano...”.

Este filme, viral, termina com ele a dar a mão a uma velhinha para a ajudar a atravessar a rua, saudando-a com um gesto simples e discreto.

Este, é o Cavaco que nos deixou saudades, na hora da despedida, e que será reeleito na próxima reencarnação por todas quantos viram este vídeo que circula por aí nas redes sociais...

Site Meter