sexta-feira, janeiro 29, 2016

Esta Quadratura era bem mais fácil...
Orçamento de Estado
ou a
Quadratura do Círculo















Num país pobre, pequeno e endividado, como o nosso, em que as pessoas não desistem de viver melhor, a elaboração do Orçamento do Estado, todos os anos, é uma dor de cabeça.

Um drama que entrou claramente pelo ano a que diz respeito porque o majestático e incompetente Presidente que ainda lá está, fez questão de passar mais um Natal com a sua Maria no Palácio de Belém, marcando as eleições legislativas para Outubro quando deveriam ter ocorrido em Julho, atrasando, por sua vez, as presidenciais.

Estamos, pois, em Fevereiro, a discutir um Orçamento que, no interesse do país, já deveria ser um assunto arrumado.

António Costa, perde as eleições que tinha todas as condições para ganhar, e “arrancou” com um governo que nos surpreendeu a todos libertando-nos, é certo, daquele presunçoso que dá pelo nome de Passos Coelho.

- Mas, a que preço?

Hoje, sexta-feira, a minha neta não teve aulas porque os professores fizeram greve devido a uma reivindicação ligada às 35 horas de trabalho.

Ora bem, das duas, uma:

 - Ou a Intersindical já não é a correia de ventoinha do PCP que suporta o governo;

- Ou a estrutura sindical está sedenta de protagonismo e deseja um governo de direita que lhe dê sérias razões  para fazer greves e vir para as ruas desfilar em nome do povo unido...

Costa, diz que não cede em Bruxelas em matéria de Orçamento para poder dar satisfação aos compromissos que assumiu com os partidos à sua esquerda que o suportam, mas situação, no entanto, não está para bravatas.

Basta que uma empresa de rating, sediada em Toronto, a DBRS, se vá juntar às outras três, despromovendo a nossa dívida para “lixo” e os juros que pagamos irão disparar.

Quatro empresas de "rating" dando-nos essa classificação e o Banco Central Europeu, que nos beneficia com os seus financiamentos baratos, ao tesouro e às empresas, 2,8% a 10 anos, abaixo do mínimo histórico anterior à crise, deixará de o fazer, quando nos preparamos, este ano, para obter créditos ente 18 a 20 mil milhões de euros.

E quem é que nos chama a atenção para este risco? – A Troyka que chegou há pouco dias a Lisboa!...

E agora, dizem-nos, comentadores isentos, que a nossa proposta de Orçamento é optimista, demasiado voluntarista...

Agradar à Ana Voiola, da Inter-sindical, ao PCP a recuperar dos votos que o seu candidato perdeu, ao Bloco de Esquerda, “inchado” com os votos da Marisa Matias... e a Bruxelas, parece-me uma nova Quadratura do Círculo em que António Costa se meteu.

Gosto dele, desejo-lhe as maiores felicidades, mas começo a temer que seja demasiado ambicioso do ponto de vista político. 

Site Meter