sábado, março 26, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 223



















E Fernão Peres? – perguntei eu.

O príncipe respondeu:

- Deixemo-lo mais umas semanas a ferros e de seguida será enviado para a sua terra de onde nunca devia ter saído.

Houve um aplauso geral e todos sorriram. Peres Cativo, manifestou-se quieto e calado, mas era visível a sua satisfação com a humilhante provação por que passava seu meio irmão, o Trava.

- E quem serão os novos governadores de Coimbra e de Viseu, perguntou então meu tio Ermígio.

O príncipe, agradado com a inversão do ambiente, disse:

 - Podeis ajudar-me na escolha pois déreis, a partir de hoje o meu mordomo – mor.

Meu pai abraçou o irmão aprovando aquela merecida honra.

Astuto, Afonso Henriques logo acrescentou que também estava nomeado um jovem, com grandes qualidades de guerreiro.

Depois do que ontem se vira, o príncipe anunciou que não via melhor escolha do que eu. Fiquei espantado, foi uma verdadeira urpresa!

Eu sabia que combatera bem e que era o melhor com a espada, mas nuca me passara pela cabeça ser alferes.

Meu pai, inchado de orgulho, abraçou-me fortemente. Contudo, passados estes momentos de júbilo, logo se recordou da divergência anterior e não se calou.

Príncipe, apesar do meu coração estar repleto de gratidão, a minha palavra tem de ser honrada. Vinde comigo a Toledo!

Afonso Henriques, desiludido por não o ter conseguido convencer, limitou-se a abanar a cabeça, e então meu pai declarou:

 - Nesse caso, partirei amanhã mesmo, com minha mulher e meus filhos, para colocarmos nas mãos de Afonso VII as nossas vidas como penhor da vossa promessa não cumprida.

Correu um rumor alarmado na sala, que cresceu quandio meu tio Ermígio acrescentou:

 - Irei convosco também e tentaremos acalmar o rei.

De uma assentada, o príncipe, via partir os recém nomeados mordomo – mor e alferes, bem como o seu perceptor e bom conselheiro.

Sorumbático deu por terminado o encontro e Raimunda foi a única que o seguiu aos seus aposentos. Como no passado, julgamos que ela seria um bálsamo para sarar as feridas no orgulho do nosso príncipe mas todos nos equivocámos.

Quando a viu surgir, o meu melhor amigo rejeitou a sua companhia.

Durante mais de três horas manteve-se no quarto sozinho e por lá ceou. Depois dirigiu-se aos aposentos onde dormiam as suas irmãs mais novas, à porta do qual apareceu Elvira.

Minhas irmãs já dormem? – perguntou Afonso Henriques.

A descendente de normandos confirmou-o.

- Que desejais? - perguntou.

O príncipe responde:

 - Falar convosco.

Com um sorriso agradado, Elvira deixou-o entrar. Depois perguntou:

 - E Chamoa?

O príncipe contou que a rapariga partira para a Maia e Elvira comentou:

 - É natural. Deseja ficar junto do marido até ele morrer. Tereis de esperar. Ela ama-vos.

Afonso Henriques olhou-a demoradamente, apreciando aquela mulher alta e forte.

Elvira vestia apenas uma túnica e viam-se os contornos viçosos do seu corpo: umas pernas longas, umas coxas firmes, uma peideira saliente, uns braços musculados, uns peitos volumosos.

Não sendo bonita, era vistosa, os seus cabelos dourados e longos davam-lhe uma aura encantadora.

E vós, tendes amigo? – perguntou-lhe o príncipe.

Elvira riu-se, divertida.

- Vejo que sois ciumento. Descansai, não tenho amigos.

Ele insistiu nos esclarecimentos:

 - Gonçalo de Sousa não vos agrada?

Elvira, benzeu-se, exagerando o repúdio:

 - Cruzes, nem pensar!


Site Meter