sexta-feira, agosto 26, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)



Episódio Nº 71






















Zhakaria expôs a sua mentira de forma calma e cuidadosa como treinara com Ismar. Sofrera uma funda decepção ao saber que, tal como a avó das princesas, Zaida de Sevilha, que no passado se convertera à religião de Cristo para poder desposar o imperador Afonso VI, também as netas dela, Fátima e Zaida, as únicas descendentes dos Bem Ummeyia, haviam seguido destino semelhante.

Estará a acreditar em mim?

Acrescentou que o príncipe de Portugal convencera as princesas e estas tinham repudiado o Corão e jurado fidelidade à Bíblia, provavelmente com intenções parecidas com as da avó materna.

- Querem casar com Ibn HenriK? – questionou a califa.

Abu confirmou com um aceno de cabeça. Era essa a informação que tinha: as princesas, ou apenas uma delas, não podia precisar qual, desejavam desposar o regente do Condado Portucalense, para que pudessem depois unir esse território ao delas.

As taifas de Córdova e Sevilha, talvez até a de Badajoz, seriam anexadas ao Condado Portucalense, formando um novo reino cristão, poderoso e vasto, no Sul e Oeste da Andaluzia, relembrando que o mesmo fizera Afonso VI, quando se passara a intitular Imperador das Duas Regiões.

Ao ouvir o califa enfureceu-se:

 - Por isso matei o filho dele!

Na batalha de Úcles, mais de vinte anos antes, Ali Yusuf batera os cristãos e terminara com a vida de Sancho, o único filho varão de Afonso VI, nascido nas entranhas de Zaida de Sevilha.

 - Acabei com o patético sonho de unir as duas regiões! Jamais deixarei que isso aconteça!

Cavalgando a cólera do califa, Abu rejeitou, inflamado aquela escandalosa e herética reunião de duas fés, acrescentando que também Ismar assim pensava.

Por isso, este o incentivara a vir até Marraquexe revelar ao supremo califa que ambos estavam prontos para lutar contra esse absurdo desejo.

- Temos de matar as princesas para impedir tal tragédia!

O califa franziu a testa, pois julgava que o cordovês as estimava, mas este ampliou a sua fúria, justificando com a conversão religiosa e o desejo de matrimónio de uma das mouras com Afonso Henriques.

- Traíram o pai, a mãe, o padrasto, a nossa religião!

Indignado, Zhakaria acrescentou que, se fosse essa a vontade do califa, passaria outros sete anos a fazer o oposto do que tentara e traria as cabeças das duas irmãs até Marraquexe, para as colocar aos pés do grandioso Ali Yusuf!


Nem sei como fui capaz de dizer tal coisa! 

Site Meter