sexta-feira, agosto 19, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)





Episódio Nº 66


















Zhakaria ficou estupefacto. O que Ismar defendia era alta traição, uma fraude aplicada ao califa de Marraquexe, perigosa e aventureira. E o mais difícil era o de ter de mentir sobre Fátima, dizendo que ela se convertera a Cristo, pensamento insuportável só de o contemplar.

- Não sou dado a simulações, sou um soldado – declarou.

Embora no seu espírito fosse perfeitamente clara a vantagem de ocupar o posto de wali de Santarém, que lhe daria o comando militar das operações contra as fronteiras de Afonso Henriques e a força suficiente para cumprir a promessa que fizera a Taxfin, vestir a pele de uma cobra infiel não lhe era fácil.

Não sei mentir...

Abu Zhakaria não temia ir a Marraquexe, ao covil do berbere, pois a morte nunca lhe metera medo., apenas receava não ser convincente no papel de falsete.

- Recordai-vos das cabeças de Taxfin e de Zulmira, degoladas, quando vos pesar a hesitação – insistiu Ismar, sabendo que aquele sinistro apelo era a última munição para convencer o outro.

No entanto, como Abu permaneceu relutante, Ismar mudou de táctica e propôs que fumassem haxixe para relaxar. Rumaram a nova sala, mais pequena, onde um enorme cachimbo de água os aguardava.

No topo deste umas pedras ardiam e, sentados em confortáveis almofadas de seda, ambos puxaram pelos tubos, inspirando aquela substância purificada pela água.

Deixaram-se ficar a curtir os efeitos, mas passado algum tempo o inquieto Zhakaria perguntou a Ismar que futuro via ele para as duas princesas, se as salvassem de Coimbra, ao que o governador de Córdova responde:

 - Vós casais com Fátima e eu com a mais nova!

Riram-se, divertidos, enquanto o wali de Córdova revelara porque se mantivera solteiro. Embora com muitas e belas amantes no harém, nunca conhecera uma mulher com quem valesse a pena casar

- Os casamentos são alianças políticas! Se em Sevilha houvesse rei, casava-me logo com a filha dele, roubava-lhe o trono e tornava-me rei, lá e aqui! – rematou dando uma pequena risada.

Zhakaria pressentiu naquele homem inteligente e rico uma profunda ambição, que turbulências presente da Andaluzia já animavam, mas ao mesmo tempo ainda continham, para que os seus planos não se revelassem passíveis de anulação pelo califa Ali Yusuf.

De repente, viu-o levantar-se depressa demais e logo fechar os olhos, devido a uma fugaz tontura, antes de perguntar:

 - E mulheres? não acredito que sejas abstinente por amor a Fátima!

Por lhe custar revelar a intimidade a estranhos, Zhakaria mentiu, dizendo que por vezes consultava especialistas em ternuras, em Santarém, que lhe secavam as excitações de macho.

Há anos que não estou com uma mulher...



Site Meter