quarta-feira, agosto 17, 2016

Esta não foi a fotografia que vi no jornal. Estes, são apenas uns bem dispostos!
Banhos na 

Lama


















Vi hoje, no meu jornal matinal, aquele que leio todos os dias e por isso faz parte da minha vida, uma fotografia, em grande formato, de homens, todos jovens, com penteados esquisitos, de mechas de cabelo pendentes, de lado, a tomarem banho de lama numa praia do Mar Morto.

Eram judeus ultra-ortodoxos, estudantes de uma escola rabínica, em Jerusalém, que aproveitaram um dia de folga para celebrar, cumprindo o luto pela perda dos dois Templos, o de Salomão e o de Herodes.

Dizem que aquelas águas têm propriedades curativas e regeneradoras, mas eles não estavam ali em busca de saúde, mas num culto religioso.

De resto, toda a sua vida é um culto religioso: não casam, não cortam o cabelo nem fazem a barba, e se tomam banho em lama é porque se trata do Mar Morto, morto como eles...

Já tive oportunidade de ser “atropelado” por jovens destes que, aos pares, se deslocavam na minha cidade, batendo à porta das pessoas, naquilo que eu julgo ser “missão de evangelização”.

Trazem um livro na mão, provavelmente a Bíblia, com certeza o Antigo Testamento, e na presença das pessoas vomitam umas palavras que lhes ensinaram mas, para além delas, nada mais sabem dizer do que repeti-las ao infinito, porque ideias são coisas que não possuem.

Devem imaginar-se como elites, vivendo num mundo de alienígenas, que somos todos nós, e que eles pretendem recrutar para o mundo deles.

São inofensivos, que conseguem ser escutados por pessoas idosas que vivem sós e, no fundo, até agradecem as suas visitas que os distraem e ocupam durante uns minutos.

Travam monólogos, recitam, e quem os ouve finge que os ouve porque não os entendem, e também não há questões a responder nem nada a perguntar.

Destes, eu não tenho medo porque vivem noutro mundo, mas receio aqueles que matam e em simultâneo gritam por Alá mesmo que, no fundo, seja apenas para disfarçar o seu ódio e frustração pelo semelhante.

Site Meter