terça-feira, agosto 16, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)




Episódio Nº 63




















- É mesmo verdade o que dizem... – comentou Ismar ao vê-lo ruborescer – não desejais honrarias? Fortuna? Um castelo?

O humilde cordovês suspirou, concedendo que a sua existência se reduzira ao objectivo de resgatar as princesas, mas Ismar logo o interrompeu, declarando que devia tentar preencher os sinais emitidos pelos indígenas de Santarém.

- Sois respeitado pelas gentes, é importante.

Dito isto, o governador de Córdova, examinando o estado da Andaluzia. A maior parte das taifas, como Sevilha, Saragoça, Mértola ou Badajoz, não passava de meras kuras, embora algumas ambicionassem ascender a emiratos.

O tontinho que manda em Sevilha, por exemplo, obriga os súbitos a chamarem-lhe emir! É um reles rato que tem a mania de que é leão.

Berbere e ambicioso, mas estúpido, é mais uma marioneta de  Ali Yusuf que se julga destinada a grandes voos!

Aos poucos, Zhakaria, confirmou o que lhe dissera a criada: Ismar já não admirava o Califa, embora ainda se submetesse a ele.

E, sobretudo, odiava os berberes que governavam as restantes cidades andaluzes, que dizia não servirem nem para lavar as escadas dos palácios!

Aqueles incompetentes walis tinham o futuro incerto, profetizou o governador, sem o apoio militar de Ali Yusuf cairiam como folhas secas no Outono.

A pressão que os cristãos continuavam a fazer, tanto Afonso VII, a partir de Toledo, como Afonso I de Aragão, próximo de Saragoça, obrigara o califa a enviar o próprio irmão, Temin, para comandar as forças Almorávidas.

Nem o grande chefe, mas o terror que os berberes inspiram ainda cala muita gente – rematou Ismar.

Além disso, em África existiam já relevantes revoltas contra o califado Marraquexe. Nas montanhas e nos desertos, uma nova seita, os almoádes, contestava os almorávidas.

Com interpretações diferentes do Corão e uma vontade enfurecida de recusar o jugo de Ali Yusuf, os almoádas, que se intitulavam “unitários”, eram uma infecção que alastrava e contaminava os territórios antes pacificados e submissos do califa berbere.

O actual líder espiritual e militar da nova seita de seu nome Abdul – Mumen, que sucedera ao fundador e primeiro profecta Al-Mahadi, já falecido, tivera a impensável ousadia de se declarar igualmente califa, provocando um cisma no império dos almorávidas e de Ali-Yusuf.


- Pressão a norte, dos cristãos, pressão a sul e a leste, dos almoádas, e representantes palermas na Andaluzia! É o que tem Ali-Yusuf.

Site Meter