sexta-feira, agosto 26, 2016

LUIGI TENCO - CIAO AMORE CIAO



Esta bela canção apresentada por Luigi Tenco ao Festival de Sanremo de 1967 foi a causa do seu trágico fim. De facto, a canção classificou-se em 12º lugar e na repescagem foi preterida pelo juri pela canção, "Rivoluzione". Luigi Tenco, arrasado, fechou-se no seu quarto do Hotel Savoy onde foi encontrado com um buraco de bala na cabeça e uma mensagem escrita que dizia o seguinte:

"Eu amei o público italiano a quem dediquei inutilmente cinco anos da minha vida. Faço isto não por estar cansado de viver (pelo contrário) mas como gesto de protesto contra um público que escolhe para a final "Lo Tu e Le Rose" e uma comissão julgadora que seleciona "La Rivoluzione". Espero que sirva para esclarecer as idéias de alguém. Tchau, Luigi".

Há muito que conhecia e gostava desta canção mas ignorava o drama que a envolvia. De canção de Amor passou a canção da Morte ... do Luigi e da Dalida que o amava e um mês depois da morte dele fez uma tentativa séria também para se matar e que, por muita sorte, não resultou. Finalmente, com barbitúricos e wisque,  conseguiu morrer  na madrugada de 3 de Maio de 1987. Tinha  com 54 anos... 

É estranho termos assistido, em 1967, a este Festival na TV e nunca nos termos apercebido do drama em que ele se envolveu. Injustamente... a canção é linda com a  voz poderosa de Tenco Luigi e a sua interpretação.


             


Site Meter