quarta-feira, agosto 31, 2016

O Brasil é Enorme






















Se o Brasil é enorme, o 5º do mundo, agradeçam a D. Pedro I que impediu que ele se estilhaçasse como os restantes territórios colonizados pelos espanhóis. Mérito, portanto, para o Império.

Para além do 5º maior, é o 5º mais populoso e a 7ª maior economia. Foi este tamanho que lhe permitiu levar a cabo os últimos Jogos Olímpicos que só pecaram por causa daquelas plantas que se atravessaram à frente do remo do nosso canoista que, sabe-se lá, não teria chegado à Medalha de Bronze não fossem elas!...

Aquela Cerimónia de Abertura dos Jogos foi um espectáculo para registar para sempre na memória. Os brasileiros são criativos, têm espírito artístico e poético, simpáticos e comunicativos, que a nós, portugueses, de “cara fechada” que os visitam nos surpreende.

O Brasil é o país da Esperança, esperança adiada que se transforma em Decepção. Foi Fernando Henrique Cardoso que disse haver um padrão brasileiro: “primeiro a esperança, depois a desilusão”.

O calcanhar de Aquiles, o seu ponto fraco, é a classe política que parece não levar a sério as responsabilidades inerentes às funções de governar, confundindo-as com governar-se, na velha tradição dos Governadores que El-Rei de Portugal enviava para a Índia e o informavam no momento de serem substituidos: - “Saiba V.ª Majestade que ainda tenho uma filha para casar...”.

Neste momento, assiste-se ao “impingement” de Dilma Rusself que sendo a única política brasileira da cena actual, que não se deixou corromper, vai ser posta fora do poder por aqueles que são os corruptos que invocam argumentos de natureza política próprios de um normal processo eleitoral como se fossem razões jurídicas de um caso judicial dos tribunais...

Falta a Dilma a habilidade para o jogo político brasileiro que lhe sobra em vontade pela confrontação mas, no concreto, foi a ausência de medidas que reequilibrassem a economia e devolvessem a credibilidade ao país junto do mercado e dos investidores.

Será que Temer as vai tomar? Uns pensam que sim...

Site Meter