da
Libertação
Emergente na América
Latina nos anos 60 e 70 do século XX, a Teologia da Libertação, encontrou s nas
bem-aventuranças um texto-chave para promover e desenvolver uma prática e uma
interpretação revolucionária da mensagem de Jesus.
A América Latina sendo a única região
no mundo predominantemente cristã e com a maior desigualdade entre ricos e
pobres, estava na fila para entrar neste continente onde os olhos dos teólogos
e das comunidades, organizações religiosas e até mesmo bispos, resgataram a
mensagem original de Jesus a favor dos pobres.
Existem muitas perspectivas a partir
das quais parte da Teologia latino-americana da Libertação, se procurava
libertar do cativeiro eurocêntrico, o que marcou uma rupt ura
da hegemonia doutrinal, espiritual e moral da Igreja Católica Romana no
continente sul -americano.
A Teologia da Libertação entende a
Teologia não como um exercício teórico, mas como uma reflexão crítica sobre a
vida em concreto na sociedade. Entende-a não como uma declaração ou recitação
de verdades, mas como uma atitude perante a vida. Ela coloca o ser humano no
centro e vê a realidade humana, especialmente as injustiças entre os seres
humanos, não apenas como um objecto de análise, mas por uma razão para o
compromisso. Mais ênfase na ortopraxia do que na ortodoxia.
Entende a história
como um processo contínuo da humanidade para a sua libertação individual e
colectiva e pretende viver a história denunciando profeticamente as injustiças
e anunciando a caminho da libertação.
Promove uma evangelização
consciencializadora que permite transferências de uma consciência mágica e
providencial para uma consciência crítica e comprometida com a causa da justiça
e da paz.
A Teologia da Libertação resgata o
Jesus histórico e leva em profundidade a dimensão política da sua mensagem.
Revaloriza os grandes profetas do Antigo Testamento e coloca mais ênfase sobre
o pecado estrutural do que nos pecados individuais. Insiste em que a relação
com o próximo, especialmente os pobres, é o centro da fé cristã e ensina que a
conversão do próximo é o sentido último da espiritualidade.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home