sábado, novembro 05, 2016

António Domingos
Pessoas de Excepção











Por que é que há pessoas que se julgam de excepção e não aceitam cumprir requisitos que têm a ver com a simples apresentação de papéis?...
O Sr. António Domingos, escolhido por António Costa para Administrador da Caixa Geral de Depósitos, com dispensa da apresentação da Declaração de Rendimentos, pode estar agora confrontado, por decisão do Tribunal Constitucional, a ter que o fazer.
Andou mal António Costa porque, afinal, outros podem ter mais voto na matéria e ele não se apercatou com a promessa que fez...
A Caixa Geral de Depósitos é o maior Banco português, completamente Público, em que os accionistas somos todos nós, contribuintes, que em caso de necessidade terão que ser chamados, em última análise, a pôr lá o seu dinheiro, como irá agora acontecer com a sua recapitalização.
O 1º Ministro, responsável pelo convite, acertado, ao que parece, pela competência do escolhido, foi logo dizendo que ele não precisava de apresentar Declaração de Rendimentos.
No entanto, as coisas não são assim tão simples. O Presidente da República, que não é nenhum “baldas”, está a exercer pressão sobre o Tribunal Constitucional para obrigar à apresentação da Declaração de Rendimentos.
Se assim for, há administradores da equipa de António Domingos, que não estão disponíveis a fazê-lo e ele próprio afirma que estará solidário com essa decisão.
É assim no nosso país ...  os rendimentos das chamadas pessoas “importantes” têm algo de secreto e eu explico porquê, no caso em concreto:
- Em 2010, António Domingos perdeu 700.000 euros num investimento pessoal em derivados financeiros. Foi ele próprio que o reconheceu ao jornal quando confrontado com uma denúncia anónima.
Essa mesma denúncia acusa Domingos de ter sido perdoado” dessa perda mas ele nega categoricamente e dispôs-se a esclarecer tudo relativamente ao investimento em causa bem como a mostrar os extractos bancários relacionados.
Claro que a complexidade destas operações financeiras não se mostram acessíveis ao vulgar cidadão e por isso é que eles são escolhidos para o desempenho destes cargos...
E a Caixa?... pobre Caixa que precisa de uma recapitalização de milhares de milhões, já autorizada por Bruxelas e que, em última análise, irá ser paga por nós, contribuintes.
Até lá, vai ficar nas mãos do Sr. António Domingos que é pessoa entendida e competente como já se percebeu.

Site Meter