sexta-feira, novembro 11, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 109





















Meu tio Ermígio Moniz não conhecia o destino do bastardo de Paio Soares e encolheu os ombros, o que levou Peres Cativo a exclamar:

- Que vá mas é para o Diabo!

Paio Guterres riu-se novamente, mas depois o mordomo do Condado Portucalense insistiu que mais alguns castelos se deviam construir, talvez em Penalva e Pombal, para solidificar as defesas da região.

Afonso Henriques concordou, mas lembrou que a construção das fortificações duraria mais de um ano. Enquanto isso, o fossado deveria continuar, para obterem mais vitórias e mais território.

Temos de massacrar Zakaria! – reforçou Peres Cativo.

Ermígio Moniz era o único que repudiava tanta vontade de destruição, pois, a observar o horizonte, Paio Guterres comentou:

 - Gosto deste local, parece-me bom para lutar!

Nas últimas operações, aquele cavaleiro portucalense revelara o seu enorme talento como hábil guerreiro. Reconhecendo-o, o príncipe declarou que ele seria o futuro alcaide de Leiria, mal o castelo estivesse pronto.

Sobre os seus ombros recairia a responsabilidade de defender o fortim mais a sul e, portanto, o mais perigoso, de todo o Condado Portucalense.

- Abu Zakaria vai ouvir falar de mim! – prometeu Paio Guterres.

Os outros abraçaram-no aplaudindo aquela nomeação e desejando-lhe sorte. Depois, regressaram ao acampamento, onde Ermígio Moniz avisou o príncipe de que com fossados tão grotescos e sangrentos, jamais seria possível convencer Abu Zakaria a trocar a relíquia por Zaida e Fátima. Desinteressado, Afonso Henriques, resmungou:

 - A bruxa nunca mais apareceu e ninguém sabe da relíquia!

Meu tio ficou ligeiramente abalado, mas o meu melhor amigo nem deve ter notado, pois comentou:

 - E durante o fossado é perigoso a Zaida ir para Córdova.

Dias antes, o príncipe de Portugal cruzara-se com a mais nova das princesas mouras e meu tio topara uma troca de olhares suspeita entre os dois. Por isso, perguntou:

 - Estais enamorado de Zaida?

Afonso Henriques negou tal sentimento, retorquindo:

 - Vós é que gostais de mouras, mordomo!


Meu tio emudeceu, magoado com aquela impertinente referência à falecida mãe de Raimunda, mas Peres Cativo decidiu provocá-lo, recordando que tinham feito prisioneiras várias raparigas em Pombal, algumas delas bem vistosas.

Site Meter