quinta-feira, novembro 10, 2016

The
American
Dream








O “sonho americano”, casa com garagem e carro, emprego, relva no jardim para regar, e filhos na Universidade, foi desfeito pela globalização. Na repartição da riqueza mundial quantos mais são menos cabe a cada um. É elementar “meu caro Watson”...
Perante a melhoria das condições de vida das pessoas dos países emergentes acabou por sobrar menos para os trabalhadores dos países ocidentais mas não para as empresas multinacionais que ficaram melhores.
Mesmo assim, dizem as estatísticas que o desemprego nos EU é relativamente baixo, 4,9% depois de ter atingido um pico de 10% e a produção cresce ao ritmo de 2,9% prevendo-se que suba até 3,1% nos últimos meses do ano.
Em comparação, Portugal cresce a 0,9% e o desemprego é de 11,1%, ou seja, realidades diferentes...
O grande descontentamento dos americanos é que ganham hoje menos do que ganhavam, na recordação dos tempos em que se ia para a América para enriquecer de um dia para o outro.
Por isso, este voto num milionário que dizem falido e foge aos impostos, como protesto contra os sonhos desfeitos.
Os países, tal como as pessoas nas suas vidas, também aprendem com experiências dolorosas na sequência de decisões disparatadas porque, vá lá saber-se... por vezes ficam zangadas, que é mais de meio caminho para o erro.
Inevitavelmente, com Trump, o mundo vai andar para trás, tanto quanto uma só pessoa o consegue fazer andar.
Agora, temos gente deplorável, fanáticos religiosos, desempregados, ignorantes, brancos assustadiços, todos surpreendentemente felizes mesmo que seja só por ódio e vingança.
Ódio e vingança contra o establishment, o dinheiro de Hillary, que tinha consigo a Wall Streat e mais do dobro da verba de Trump, e ainda contra as elites de toda a espécie, empresas de Sondagem, Institutos, Comentadores, Analistas, Jornalistas, Eminências, Senhores, Escribas e Capatazes do Sistema.
Trump, Presidente do EU, não dá para acreditar... o que irá agora acontecer?... O que sairá daquela cabecinha por baixo da melena loira e exótica?...
Este homem é a maior caixinha de surpresas do mundo de hoje e a expectativa é terrível!

Site Meter