sexta-feira, novembro 25, 2005

Memórias Futuras - no presente.... Afectos perdidos

O tipo do trompete...



Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

A vida é fugaz, um sopro, um suspiro, um abrir e fechar de olhos. Antes, o nada, depois, o nada de novo. Entre os dois nadas, a vida. Debruço-me sobre ela, braço esticado, revolvendo com os dedos da minha imaginação as recordações que por lá existem. Puxei uma ao acaso, já amarelecida pela idade…há quantos anos! Eu teria para aí os meus dezanove, vinte anos, estudava então no Instituto Superior de Estudos Ultramarinos, que em 1961 mudou para Instituto Superior de Ciências Sociais e

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Política Ultramarina (ISCSPU) por causa dos novos ventos da política internacional de então.

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us


O meu pai alugara-me um quartinho numa casa particular pertença de mãe e filha viúvas, que para sobreviverem arrendaram três quartos que milagrosamente conseguiram fazer sobrar de um primeiro andar do velho prédio de azulejos azuis que dava para o Jardim do Príncipe Real - tal como as magníficas portas do Palacete onde, então, funcionava o Instituto.

  • A caricatura e a realidade de Pitigrilli. Ou a minha..
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Estávamos no primeiro ano da década de 60, em Janeiro, Henrique Galvão numa operação com o nome de código Dulcineia - surripiou, em pleno alto-mar, o paquete Santa Maria para desespero de Salazar - que ficou possesso - e regozijo da tímida oposição. Lembro-me perfeitamente de parar no passeio para ver o cabeçalho do jornal “O Século” que relatava, com uma grande fotografia do paquete, a notícia que tinha foros de escândalo nacional. Ri-me para dentro como o cão Mutley. Estávamos no tempo em que até o apontar para além de feio era perigoso.

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Mas, quanto ao resto, tudo era calmo naquela Lisboa pacífica e provinciana, e o meio estudantil universitário ainda tinha que aguardar uns anos pelos ventos agitados de Maio de 68 - que hoje assumiu contornos completamente diferentes com as ondas de choque incendiárias protagonizadas pelos imigrantes magrebinos em França. Ondas de choque que fizeram tocar o alarmes das nossas consciências e acordaram a Europa (social e política) para um problema que todos já conhecemos mas que em alguns espíritos ainda estava adormecido: o desemprego em larga escala.
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Nunca mais regressei ao “meu” Jardim do Príncipe Real onde, nas horas de lazer, me deliciava com as leituras do Pitigrilli, e nas de aperto para os exames media forças com a sebenta de Princípios Gerais de Direito para tentar perceber aquelas vinte e tal páginas em que o Prof. Adriano Moreira explicava as diferenças entre Direito Público e D. Privado. O Freitas do Amaral fá-lo-ia mais tarde incomensuravelmente melhor, com um terço das páginas...

Para além disto, era o retrato rotineiro dos jardins de Lisboa, com os magalas a namoriscarem as sopeiras, o fulano que vendia a banha da cobra e que, estacionado no passeio, desertava sobre as maravilhas do produto que fazia bem a tudo e que tinha a ver com uma cobra que toda a gente esperava ver quando ele abrisse a mala que estava no chão, a seus pés, e que afinal, só guardava os frasquinhos da poção mágica que começavam a ser vendidos quando a conversa já não dava para esticar mais e o pessoal à sua volta ameaçava desertar.

Image Hosted by ImageShack.us
E havia também um sujeito que parava muito por ali, com ares de galã dos “pampas”, morenaço, calças justas, botas à vaqueiro e andar à Yul Brynner e, ao que diziam as más-línguas, tinha uma relação pecaminosa com a mulher do Mister Cork que tinha tanto de gordo como a mulher, muito mais nova que ele - tinha de “boa”.

Image Hosted by ImageShack.us

E, claro, finalmente, havia a minha vizinha da cave e de seguida o malfadado rapaz do trompete.
Ela era uma jovem linda como os amores, o seu rosto, que já deixei de reter no pormenor, era de uma beleza que me deixava fascinado como o passarinho se fascina pelo olhar da serpente. Não a podia ver à janela pois a cave apenas dava para um pequeno e esconso saguão, mas sempre que nos cruzávamos à saída ou entrada do prédio era sempre o mesmo encantamento.

Image Hosted by ImageShack.us

Segui-a com o olhar pois não conseguia ser discreto mau grado os esforços e perguntava-me como é que uma rapariga tão linda podia sair daquela cave escura,húmida e mal cheirosa em vez de um palácio a que a sua beleza lhe dava direito?
Eu era um aluno universitário, coisa rara naquele tempo, ela, uma pobre rapariga que nem a 4ªclasse teria, e, no entanto, os meus olhos enchiam-se com a sua figura e eu sentia-me como um barco à deriva aguardando a orientação de um olhar seu que nunca veio.

Image Hosted by ImageShack.us

Nunca trocámos palavra, nem um simples bom-dia mas ela era, definitivamente, a eleita do meu coração, a musa inspiradora dos meus sonhos…até que um dia despertei para a realidade ao som de um estridente, agudo e desafinado trompete desesperadamente assoprado por um não menos desafinado músico…era o namorado.

Image Hosted by ImageShack.us

Maldito, não só se tinha apropriado da minha “namoradinha” como, ainda por cima, fazia-se anunciar junto dela com aquele maldito trompete!

Que desperdício, junto de uma rapariga tão linda tocava-me trompete…raios o partam, como eu o invejei!

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us


PS:
A esta distância, as paixões da juventude, tal como as cartas de amor de Fernando Pessoa, parecem-nos ridículas. Em boa verdade, aos 19, 20 anos estamos “descomandados”. Eu falo por mim para reconhecer solenemente que aos 19 anos ter-me-ia apaixonado perdidamente por qualquer linda jovem que ousasse levantar certos olhares para mim.

O que eu não sabia e vim a perceber mais tarde, é que me limitava a cumprir instruções da “mãe natureza” que em código cifrado exigia que transmitisse os meus genes à fêmea mais bonita da minha tribo para que os meus filhos também nascessem lindos e tivessem, por isso, mais oportunidades de prosseguirem os meus genes pelas gerações seguintes. A beleza, entre nós, representa um trunfo para a procriação, isto antes de se inventarem as contas bancárias...
Já lá dizia o Vinícius de Morais, “… que me perdoem as feias mas eu prefiro as lindas”… E é assim, simples coisas da biologia transformadas em lindos romances de amor, pois não me consta que a Dulcineia do D. Quixote ou a Julieta do Romeu, fossem vesgas ou tivessem borbulhas na testa…

Site Meter