sexta-feira, agosto 19, 2011

HISTÓRIAS



DE HODJA




Tamerlão manda entregar um dos seus elefantes machos ao povo de Aksehir e pede-lhes que cuidem dele. Ora o elefante, para além dos danos, torna-se um fardo para o povo constituído por pessoas demasiado pobres para conseguirem comida decente para um animal de tão grande sustento.

Então, um grupo deles, vai a casa do Hodja e pede-lhe:

- “Por favor, peça a Tamerlão que leve o monstro”.

Diz Hodja: “Formem um comité. Vamos todos juntos. Eu serei o porta-voz”.

Formaram uma comissão de cerca de uns quinze cidadãos proeminentes de Akshehir, Hodja junta-se a eles e aí vão todos falar com o terrível Tamerlão.

Ao longo do caminho e sem que Hodja se aperceba, os membros do comité, com medo, vão desistindo e regressam às suas casas.

Pensando que a comissão estava atrás dele, Hodja continua decidido na direcção da tenda do Tamerlão e quando o enfrentou começou a fazer o apelo:

- “Senhor, o povo da nossa cidade… e vira-se para trás para os apresentar quando constata que está sozinho e nenhum deles tinha chegado à tenda mas como já tinha começado o discurso continua:

- “O povo da nossa cidade está muito feliz com o elefante… mas há um problema: o animal está sozinho e por isso infeliz. Gostaríamos que vossa majestade considerasse dar aos moradores da cidade um elefante fêmea como companheira”.

Tamerlão ficou feliz por ouvir aquele apelo. “Tudo bem”, diz ele. “Vou satisfazer esse pedido o mais rapidamente possível”

Hodja regressa à cidade e as pessoas reúnem-se à sua volta e perguntam: “por favor, diga-nos, o que aconteceu?”

“Eu tenho uma óptima notícia para vocês”. Para fazer companhia ao problema masculino, um problema feminino irá juntar-se em breve.


Agora vocês podem alegrar-se”.

Site Meter