terça-feira, setembro 04, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 183


Do Inspirado vate às voltas com míseras preocupações monetárias.


 - Dr. Argileu Palmeira, nosso eminente e inspirado poeta, honra das letras baianas – O Doutor apresentava com uma ponta de orgulho na voz.

 - Poeta, hum… – o coronel Ribeirinho olhava com desconfiança: esses tais poetas em geral não passam de eméritos facadistas – Prazer…

O inspirado vate, um cinquentão enorme e gordo, mulato bem claro e bem apanhado, de sorriso largo e cabeleira em juba, vestido com caças de listas, paletó e colete de mesela, preta apesar do calor de torrar, vários dentes de ouro e uma pose de senador em vilegiatura., estava evidentemente acostumado àquela desconfiança dos rudes homens do interior para com as musas e seus eleitos.

Puxou um cartão de visita do bolso do colete, pigarreou, chamando a atenção de todo o bar, largou a voz tonitruante e modulada:

 - Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, ou seja: advogado de grau e capelo, e bacharel em letras. Promotor público da comarca de Mundo Novo, no sertão baiano. Para servi-lo, caro senhor.

Inclinava-se, estendia o cartão a Ribeirinho, atónito. O fazendeiro buscava os óculos para ler:

Dr. Argileu Palmeira
Bacharéis (em Ciências Jurídicas e Sociais e em Ciências e Letras)
Promotor Público
Poeta Laureado
Autor de seis livros consagrados pela crítica
Mundo Novo – Baía – Parnaso

Ribeirinho atrapalhava-se todo, erguia-se da cadeira, articulava frases sem seguimento:

 - Pois muito bem, doutor… às suas ordens…

Por cima do ombro do fazendeiro, Nacib lia também, também ele impressionava-se, balançando a cabeça:

 - Sim senhor. Isso é que é!

O vate não gostava de perder tempo: colocou a grande pasta de couro sobre a mesa, começou a abri-la. Para cidade do interior Ilhéus era das maiores, havia ainda muita visita a fazer. Tirou primeiro o maço de entradas para a conferência.

O ilustre habitante do Parnaso estava, infelizmente, sujeito às contingências materiais da vida neste mundo mesquinho e torpe, onde o estômago prevalece sobre a alma.

Adquirira, assim, um senso prático bastante pronunciado e, quando saía em tournée de conferências, fazia cada praça conscienciosamente, tirando dela o máximo. Sobretudo em chegando em terra rica, de dinheiro fácil, como Ilhéus, tratava de defender-se, obter alguma reserva para compensar os centros mais atrasados, onde o desprezo pela poesia e a relutância às conferências chegavam à má educação e às batidas de porta.
( Na imagem, Hugo Carvana, que representou magistralmente o personagem do Dr. Argileu Palmeira, "autor de seis livros consagrados pela crítica": "Já lhe dei o meu cartão?...")

Site Meter