sábado, março 21, 2015

As duas cabeças da enguia...
O Cerco aperta-se...















O governo grego assemelha-se a uma enguia que procura fugir, escorregadia, por entre os dedos de quem a procura agarrar.

Alexis Tsipras saíu da última reunião com os senhores da Europa como o “dono político” das reformas a introduzir na Grécia o que, no fundo, não significa muito.

Se as medidas de austeridade para o governo grego significam a morte então, Alexis, pode escolher entre o fuzilamento e a injecção letal.

Levou o Parlamento a aprovar uma lei humanitária e os credores atiraram-se ao ar porque não foram consultados.

Um representante do governo grego pergunta então: “se não temos autonomia para fornecer gratuitamente electricidade a famílias carenciadas e atribuir vales alimentares a 300.000 pessoas quando isso não representa mais do que 200 milhões de euros, então, o que nos resta para decidir?

Os gregos percebem os esforços desesperados dos seus governantes para defenderem os seus interesses junto das instituições europeias e por isso aumenta o número daqueles que os apoiam neste autêntico braço de ferro de desfecho mais que previsível.

Ou há uma lista de reformas, leia-se medidas de austeridade, ou não há desbloqueamento de verbas e no dia 9 de Abril há um pagamento de 467 milhões ao FMI e depois, se o dinheiro chegar talvez já não dê para pagar aos funcionários públicos.

Tudo seria mais fácil se o Banco Central Europeu voltasse a aceitar títulos de Devida Pública grega como garantia para operações financeiras mas o BCE tem sido muito duro e este pedido não deve ser atendido.

Mesmo com qualquer outro balão de oxigénio que venha a ser dado à Grécia não se vê bem como é que esta e os seus credores vão resolver o problema no médio e longo prazo.

Mais do que a Ucrânia e o Sr. Putin, mais do que EI e os terroristas criminosos é a situação da Grécia o maior motivo de preocupação para os europeus porque, verdadeiramente, ninguém sabe ao certo como será se ela sair da zona euro permanecendo na Comunidade Europeia.

Site Meter