terça-feira, agosto 04, 2015

Meu branco, e lhe faltou.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)


Episódio Nº 303




















Acusações de invejosos de seus dons de menestrel, das livres andanças e dos xodós constantes, misérias logo desmascaradas: Pedro Cigano voltou no mesmo pé-de-vento, carregado de quinino e de outras drogas de farmácia, obtidas em Taquaras, nos guardados da Estação, destinadas ao combate à maleita, inúteis nos casos da febre sem nome e sem cura.

Não somente voltou, ali permaneceu distribuindo doses preventivas de quinino aos moradores, dando tons de azul ao mijo de Tocaia Grande.

Certo de que a maldição chegara ao fim, saíra em busca de apoio para a proposta de um pagode dos bons, capaz de extinguir a morrinha e restabelecer o riso.

Na oficina conteve o entusiasmo ao lembrar que o velho Ambrósio, pai de Diva, iniciara o banquete da maligna.

Mas Diva não se ofendeu, concordou com o sanfoneiro: nada melhor do que um arrasta-pé para espalhar as cinzas e restaurar o gosto de viver. De acordo - disse Tição. Pedro Cigano foi adiante em busca de outras adesões.

13

Diva morreu ao amanhecer, limpa e serena, estendida na rede, sentindo contra o corpo em brasa o frescor do corpo de
Tição, nele abraçada, ouvindo-o murmurar: ô iiá, minha preta, preta minha, ô iiá.

Marulho de águas mansas, ondas na praia, distante som de búzio. Disse: - Meu branco, e lhe faltou.

Contraíra a febre quando já se pensava em festejar o término do surto e se combinava data para o bate-coxas. Na manhã seguinte à visita de Pedro Cigano, Diva se queixou de moleza nas pernas, calor no rosto e dor nas tripas. Durou um dia e uma noite.

Lia e Vanjé tinham vindo fazer companhia e ajudar. O menino fora levado para ficar com Dinorá, longe do perigo de contágio.

Tição permanecia acocorado ao pé da esteira onde Diva minuto a minuto se acabava: mão de afago, palavras soltas, tentava sorrir, não conseguia.

Sacrificara um porco para Omolu sabendo porém que seria inútil como haviam sido os dois ofertados na semana anterior.

A febre fechara os caminhos para os encantados, abrira a porteira dos eguns e qualquer criatura, em cuja testa pusesse a mão, lhe pertencia.

Tição sabia de certeza mas decidira que a maldita não levaria Diva sozinha. Se não o derrubasse na mesma esteira imunda de vômito e soltura, Tição sabia o que fazer.

Ali, acocorado, pensara e resolvera.

Site Meter