sexta-feira, setembro 25, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 68



















Então, perguntou às galegas se já conheciam homem tendo Chamoa e Maria Gomes confirmado que não. Zaida sorriu-lhes com um ar doce.

- Podeis sempre aprender com mulheres – disse

Chamoa sorriu-lhe de volta, mas Maria Gomes indignou-se:

 - Nós não vivemos em haréns!

Conciliatória, Zaida aceitou com naturalidade aquela diferença e depois voltou a mirar Chamoa intrigada:

 - O Ramiro, o bastardo de Paio Soares, que lhe haveis feito?

Chamou franziu a testa e murmurou preocupada:

 - Hoje achei-o magro, parecia doente.

Depois contou que em Ponte de Lima tinham estado uma tarde juntos. Desconfiada, Fátima perguntou:

 - Mas foderam?

Chamoa riu-se com aquela pergunta tão brusca e reforçou:

 - Demos só uns beijos!

Maria Gomes olhou-a com ar reprovador e murmurou:

 - A Chamoa exagera, já lhe disse que seja mais recatada!

Nesse momento Fátima animou-se e contou:

- Em Coimbra temos um livro de foder, com figuras e tudo!

A minha mãe trouxe-o com ela, quando viemos para cá com o Taxfin. A Zaida descobriu-o no fundo de uma arca e já o lemos. Aprendi muito.

Levou o polegar à boca e chupou-o, enquanto Chamoa se ria. Zaida, suspeitando que a outra já se aventurara nesses beijos, perguntou:

 - Foi assim que haveis beijado o Ramiro?

Chamoa apanhou os seus cabelos cor de mel numa trança e garantiu apenas tinham ido passear pelos campos. Porém, sempre viperina, Fátima esboçou uma careta:

 - Se casardes com o pai dele, ides soprar na gaita da família toda!

Chamoa afligiu-se de imediato, olhando para a irmã:

 - Paio Soares foi muito gentil para comigo, mas é um velho! Quase tão velho como o Egas! Irmã, vou ter de me casar com ele?

Maria Gomes limitou-se a uma constatação solene:

- Casamos com quem os nossos pais mandam.

Perante tão peremptória declaração, Zaida decidiu animar a assustada Chamoa, exclamando:

 - Pode ser que o príncipe se enamore de vós!

A rapariga galega levantou-se de imediato entusiasmada.

- Na igreja não me largava! Sempre à minha roda! Não viram?

Até fiquei atrapalhada! Acham que está encantado comigo?

Site Meter