quinta-feira, setembro 10, 2015

De piedade, o do jovem  frei Theun
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 334



















A CIDADELA DO PECADO, O COUTO DOS BANDIDOS. VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO A TOCAIA GRANDE COM REQUISITÓRIO, CONDENAÇÃO E FORROBODÓ


1



Transportando em dois baús de flandres os sagrados utensílios, as vestes talares, o incenso, a água benta, o vinho de missa e a palavra de Deus, a Santa Missão chegou a Tocaia Grande quando, pesada e espessa, a morrinha do inverno se impunha: chuva fina e deprimente, a lama dos caminhos, perigosos, a claridade dos dias diminuída, o negrume das noites compridas.

Dois frades mendicantes, na faina da catequese, desciam das cabeceiras do rio das Cobras. Na amplidão do vale, ao ritmo do desenvolvimento das roças de cacau, brotavam arruados, cresciam lugarejos, uns mais, outros menos lazarentos, vivendo todos, sem excepção, na iniquidade e no pecado.

Vinham frei Zygmunt Von Gottershammer e Frei Theun da
Santa Eucaristia de percorrer, em dois meses de apostolado árduo e penível, "a extensa província de paganismo e heresia!” e, ao se aproximarem de Tocaia Grande, montando burros pardos e cautelosos, traziam os corações pejados de piedade e de cólera.

De piedade o do jovem frei Theun, holandês de nascimento, noviço consagrado padre em Roma, destinado pela Ordem a missionário no Brasil.

De cólera, o de frei Zygmunt, magro e seco, o ar ascético, o dedo em riste, exprobatório, a boca de anátema e condenação.
Gotteshammer, ou seja, o Martelo de Deus.

O rosto redondo de frei Theun, sacerdote recente em sua primeira santa missão, acusava o cansaço da interminável travessia das desoladas comarcas carentes de conforto material e desvalidas de assistência espiritual.

Faltava-lhes de um tudo, apesar de serem fartas e ricas produtoras de cacau, mercadoria mais valiosa somente o ouro.

Vinte anos mais velho do que o companheiro de prédica e com mais de dez na irreligiosidade grapiúna, frei Zygmunt, se estava fatigado, não dava a perceber e prosseguia avante na tarefa de desmascarar e derrotar Belzebu.

Nas margens do rio das Cobras a ausência da ordem e o desprezo pela moral eram totais e absolutos. A missão de instaurar ordem e moral, de implantar o temor de Deus, frei Zygmunt não a recebera apenas do Superior da Congregação que o enviara a pregar e converter naqueles confins do mundo.

Recebera-a directa e inapelável de Cristo Nosso Senhor.

Site Meter